Indústria 4.0: entenda por que sua empresa deve seguir esse conceito

A indústria 4.0 é um fenômeno que promete revolucionar o conceito de indústria no Brasil.

O termo indústria 4.0 não é recente, mas ainda é bem desconhecido para muitos empreendedores no Brasil. De acordo com pesquisa feita pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 2019, menos de 2% das organizações do país seguem esse conceito – o qual tem capacidade de movimentar 15 trilhões de dólares nos próximos quinze anos.

Ao analisar esses números, fica visível que as empresas brasileiras ainda têm muito o que a aprender quando o assunto são as diretrizes da indústria 4.0. Portanto, para ajudar a sua empresa nessa missão, vamos explicar, neste artigo, as principais ideias por trás desta terminologia.

O que é a Indústria 4.0

A indústria 4.0 é uma expressão que envolve tecnologias para automação e troca de dados, utilizando conceitos ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem. Ao serem combinados, esses elementos trouxeram um avanço significativo na relação entre homem e máquina.

Para ilustrar: a ideia de indústria 4.0 está extremamente ligada à atributos como conectividade, inteligência artificial, data science, big data, IoT e machine learning, e eles são responsáveis por tornar os processos de produção mais ágeis, autônomos e econômicos.

VEJA TAMBÉM:

O que é um sistema CFTV?
Prensa-cabos de latão: uma opção segura para os setores alimentício e hospitalar

A indústria 4.0 no Brasil

Como dissemos acima, esse movimento de modernização da indústria ainda está em um estágio embrionário no Brasil. Grande parte das empresas permanecem ligadas aos tradicionais modelos de produção. No entanto, de acordo com estudos da Fiesp, o grau de conhecimento de indústrias sobre o conceito indústria 4.0 está em uma crescente. Dessa forma, gestores têm enxergado na adoção do modelo uma oportunidade, e não mais um risco.

Em outras palavras: a tendência é que as ideias da indústria 4.0 sejam implementadas de maneira gradual nas companhias, conforme a necessidade de inovações aumente.

Desafios da indústria 4.0

Os desafios são inerentes a qualquer processo evolutivo. Deste modo, o desenvolvimento da indústria 4.0, sobretudo no Brasil, trarão desafios importantes para empresas e empreendedores do país. O principal deles é a sua implementação na cultura e na realidade prática de cada indústria.

VEJA TAMBÉM:

5 dicas para tornar sua indústria mais sustentável
Exigências do corpo de bombeiro para indústrias

Tecnologia da informação e custo

Pela necessidade de trabalhar com plataformas digitais e parques de TI, essas empresas poderão ficar mais expostas a riscos como invasão de dados e quebra de segurança da informação. Além disso, outro obstáculo é o custo da inovação. A realidade brasileira ainda é delicada, e inovar aqui é mais caro que em outros países. Ou seja, isso será uma variável determinante para a implementação em uma empresa.

Todavia, é válido reforçar que apesar destes percalços, as empresas podem trazer os avanços da indústria 4.0 de forma gradual e estratégica, principalmente se adotarem um bom planejamento a longo prazo.

Depois desse artigo, vimos que os conceitos da indústria 4.0 estão se tornando uma realidade cada vez mais presente nos negócios no Brasil. A estimativa é de que, em um futuro próximo, esse movimento traga otimizações jamais vistas nas indústrias.

Então, se deseja saber mais sobre o cenário das indústrias no Brasil, não deixe de acompanhar nosso blog! Postamos artigos sobre o mercado industrial e sobre o uso de materiais elétricos em indústrias, como as caixas de passagem elétrica e os prensa-cabos metálicos semanalmente.

Com objetivos alinhados à sua estratégia de atuação e a processos inovadores, a Kraus – Muller Indústria e Comércio, vem, desde sua fundação em 1999, conquistando o mercado com a qualidade e funcionalidade de seus produtos, aliados à excelência de seu atendimento ao cliente.

Com aprimorada tecnologia, a empresa apresenta uma linha exclusiva de produtos para aplicação nos segmentos de instalações elétricas, máquinas industriais, entre outros que exijam alta confiabilidade e aderência aos mais rígidos padrões de qualidade.

A Kraus-Muller é uma empresa que atende com base na norma ISO9001 desde 2010, aplicando a metodologia da rastreabilidade em todas as etapas de seu processo de industrialização. Nossos alicerces de bons princípios, segurança, confiança, solidez, desenvolvimento tecnológico e respeito nos conduzem a enxergar nossa empresa, também, como uma escola da vida. Estimulamos nossos funcionários a adquirir mais conhecimento com oportunidades para crescerem em seus campos de especialização.

PRENSA-CABOS
Prensa-cabo Rosca PG
Prensa-cabo Rosca NPT
Prensa-cabo Rosca BSP
Prensa-cabo Rosca Métrica
Prensa-cabo Multivias
Prensa-cabo c/ Aliviador de Tensão

PRENSA-CABOS METÁLICOS
Prensa-cabo Metálico Rosca PG
Prensa-cabo Metálico Rosca NPT
Prensa-cabo Metálico Rosca BSP
Prensa-cabo Metálico Rosca Métrica

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR