Exigências do corpo de bombeiro para indústrias

Exigências do corpo de bombeiro para indústrias e a caixa de passagem

Existe bastante burocracia por trás do funcionamento de uma indústria. Afinal, para garantir um ambiente seguro, há diversas regras que precisam ser seguidas. No entanto, infelizmente, ainda vemos casos de acidentes causados por descuido ao não seguir as exigências dos bombeiros para indústrias. Antes de mais nada, para evitar complicações, é preciso investir em materiais elétricos de qualidade, como caixas de passagem anti-chamas.

Contudo, mesmo escolhendo os melhores componentes para a sua instalação industrial, não devemos negligenciar as regras de segurança. Portanto, para te ajudar a evitar esses problemas, reunimos esse conteúdo para você.

As caixas de passagem da Kraus-Muller são anti-chamas

As caixas de passagem da Kraus-Muller são anti-chamas.

Lei do Incêndio para instalações industriais

Em 2017, o governo federal publicou um novo texto para a Lei do Incêndio (Lei nº 13.425/17) que estipula regras que estados e municípios devem seguir para prevenir e combater incêndios e desastres em estabelecimentos. Os seguintes locais precisam respeitar essas definições:

• Edificações de comércio e serviços;
• Indústrias;
• Qualquer espaço que receba concentração de público, seja alta, média ou baixa.

LEIA TAMBÉM:

O que é uma subestação elétrica?
Dicas para manutenção em indústrias

Exigências dos bombeiros para instalações industriais

O corpo de bombeiros fiscaliza diversos itens à risca. Sendo assim, para evitar problemas judiciais, atente-se às seguintes indicações:

Escadas

A lei define que as escadas precisam ter, normalmente, largura mínima e largura do patamar maior que 1,10m. Além disso, não podem ter formato circular ou em leque, e precisam ser feitas de piso antiderrapante e incombustível.

Extintores

Quando a edificação possui risco moderado, como o industrial, é obrigatória a presença de um extintor para cada área de até 250 m². Além disso, esses objetos devem ser instalados em um suporte específico e, no máximo, a 1,60m do solo e seguindo às seguintes classes:

• classe A (extintor de água);
• classe B (extintor de pó químico seco);
• classe C (extintor de PQS ou CO2).

Iluminação de emergência

O sistema de iluminação de emergência é fundamental para agilizar a evacuação de uma área em acidentes que provocam queda de energia elétrica. Esse tipo de iluminação deve seguir as exigência da NR 10.898, iluminando saídas, escadas de emergência, rotas de fuga e possíveis obstáculos.

Saídas de emergência

A saída de emergência precisa ser posicionada de forma estratégica, a fim de facilitar o abandono da edificação de forma ágil e segura. Por isso, devem possuir uma largura mínima de 1,10 m e estarem permanentemente livres e sinalizadas. Além de ter um revestimento em material que evitam a propagação de chamas.

Informação importante: as saídas de emergência devem ser dimensionadas de acordo com a NBR 9077.

Salas e ambientes com capacidade para mais de 50 pessoas precisam abrir no sentido de fuga. Por outro lado, os ambientes para mais de 200 pessoas, além de abrir no sentido de fuga, devem ter uma barra anti-pânico constantemente desobstruída, iluminada e devidamente sinalizada.

Sinalização de emergência

As sinalizações de emergência são colocadas para garantir que os equipamentos de segurança e as rotas de fuga sejam facilmente localizados.

LEIA TAMBÉM:

5 dicas para economizar energia em indústrias
Instalação elétrica industrial e a importância das caixas de passagem

Caixas de passagem elétrica são ótimas aliadas na prevenção de acidentes

Para um projeto elétrico eficiente e seguro, é importante investir em materiais de qualidade, como as caixas de passagem elétrica da Kraus-Muller. Atuamos no mercado de materiais elétricos há 20 anos, desenvolvendo soluções para os principais desafios de instalações elétricas.

Todos os produtos de nosso catálogo e suas matérias-primas passam por criteriosos ensaios em laboratórios, para assim, garantir a qualidade de cada item comercializado.

Confira nossa caixa de passagem elétrica e solicite um orçamento.

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!