O que é uma subestação elétrica?

O que é uma subestação elétrica e os prensa-cabos

Todo o processo relacionado a energia no Brasil ainda é desconhecido para muitas pessoas. Por exemplo: metade da energia produzida no nosso país é consumida por empresas. Diante desse cenário de alto consumo elétrico, é importante que seu negócio invista em medidas para otimizar o gasto energético. Além de possuir materiais elétricos de qualidade, como os prensa cabos, é indicado possuir uma subestação elétrica em sua indústria.

Importância da subestação elétrica em indústrias

Antes de explicar por que a subestação é uma ótima opção para sua indústria, devemos relembrar como a energia elétrica é produzida e distribuída. Criada em usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares, eólicas, fotovoltaicas, entre outras, a energia sai da usina para uma subestação de transmissão, diretamente para um transformador. No transformador, ela atinge níveis superiores de tensão, sendo possível transmiti-la por longas distâncias. Depois disso, a eletricidade segue para as cidades por uma rede de alta tensão.

Já perto das cidades, há subestações rebaixadoras responsáveis por reduzir o nível da tensão. Dessa forma, a energia é direcionada para indústria. Contudo, muitas vezes a tensão utilizada nessa rede de distribuição ainda não está apropriada para o consumo industrial. Portanto, caso a empresa tenha uma subestação elétrica, ela pode alterar a tensão respeitando a necessidade dos equipamentos.

VEJA TAMBÉM: 5 dicas para economizar energia em indústrias

O que é uma subestação elétrica

A subestação elétrica é responsável por transformar, proteger, controlar e manobrar a energia elétrica recebida. Consumidores atendidos em média tensão (de 1,0 KV a 36,2 KV), por exemplo, necessitam de uma subestação elétrica. Ou seja: com ela, você converte a energia elétrica para níveis ideais para o funcionamento do maquinário, evitando perdas e danos em seu negócio.

Para iniciar o seu projeto é fundamental ter em mente que as subestações são classificadas das seguintes formas:

  • Quanto à função
  • Quanto ao nível de tensão
  • Quanto ao tipo de instalação
  • Quanto à potência instalada.
  • Manutenção preventiva em subestação elétrica

É fundamental que a subestação seja incluída no planejamento de manutenção preventiva, para garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia.

Esse serviço deve ser realizado anualmente, seguindo as exigências do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

VEJA TAMBÉM: Dicas para manutenção em indústrias

Garanta vedação em sua instalação elétrica com os prensa cabos

Para um projeto elétrico eficiente e seguro, é importante investir em materiais de qualidade, como os prensa cabos da Kraus-Muller. Atuamos no mercado de materiais elétricos há 20 anos, desenvolvendo soluções para os principais desafios de instalações elétricas.

Todos os produtos de nosso catálogo e suas matérias-primas passam por criteriosos ensaios em laboratórios, para assim, garantir a qualidade de cada item comercializado.

Confira nossos prensa cabos industriais e solicite um orçamento.

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário