Instalação elétrica industrial e a importância das caixas de passagem

Instalação elétrica industrial e a importância das caixas de passagem

A instalação elétrica para indústrias é uma tarefa complicada até mesmo para especialistas da área. Mesmo que o responsável pelo serviço saiba onde os pontos elétricos precisam ser colocados e entenda como utilizar corretamente itens como as caixas de passagem; o dono do imóvel também precisa estar ciente do processo, pois é ele quem passa as informações aos responsáveis.

Essas instruções são feitas por meio da planta baixa do projeto elétrico – aliás, justamente por isso que a pessoa também precisa se familiarizar com os símbolos que apontam os locais das instalações das caixas de luz, interruptores, tomadas entre outros.

VEJA TAMBÉM: Prensa-cabo em projetos elétricos industriais

Normas que devem ser seguidas e a importância das caixas de passagem

Para as indústrias, existem três normas que são fundamentais: a NBR-5410, norma que define condições para o funcionamento seguro de instalações elétricas de baixa tensão; a NR10, que regulamenta os procedimentos de segurança em instalações elétricas; e a NR12, complementa a anterior e que atesta a segurança de máquinas e equipamentos.

No entanto, apenas seguir as indicações das normas e contar com profissionais experientes em instalação elétrica para indústrias não é suficiente para garantir a segurança de seu projeto. Portanto, invista em materiais de qualidade, principalmente em modelos de caixas de passagem, ideais para uma instalação eficiente.

Principais riscos nas instalações elétricas

Acidentes com instalações elétricas podem acontecer em qualquer lugar. Normalmente, isso acontece por falta de informação e bom senso por parte das pessoas envolvidas. Em projetos elétricos industriais, por exemplo, é comum que eles não sigam as diretrizes da NBR 5410, sendo possível verificar instalações com condutores sub ou superdimensionados e fora do padrão de cores.

  • Verde para condutor de proteção;
  • Azul claro para condutor de neutro;
  • Azul claro com anilhas verde-amarelo para condutor de proteção terra ou PEN.

Caso as normas não sejam seguidas à risca, os principais problemas decorrentes são:

  • Risco de choques elétricos;
  • Risco de incêndios na fiação elétrica;
  • Diminuição da vida útil de máquinas e equipamentos;
  • Queima e funcionamento irregular de equipamentos;
  • Sanções e multas por descumprimento das normas de segurança;
  • Paradas não programadas devido a acidentes ou risco iminente de acidentes.

VEJA TAMBÉM: Evite erros comuns durante a sua instalação elétrica

A Kraus-Muller oferece diversas opções de caixas de passagem para o seu projeto elétrico

Para um projeto elétrico eficiente, é importante investir em materiais de qualidade, como a linha de caixas de passagem da Kraus-Muller. Atuamos no mercado de materiais elétricos há 20 anos, desenvolvendo soluções para os principais desafios de instalações elétricas.

Todos os produtos de nosso catálogo e suas matérias-primas passam por criteriosos ensaios em laboratórios, para assim, garantir a lisura e a qualidade de cada item comercializado.

Sendo assim, confira nossos tipos de caixa de passagem e solicite um orçamento.

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!