5 dicas para economizar energia em indústrias

5 dicas para economizar energia em indústrias com prensa-cabos

A eletricidade é a principal fonte de despesas dentro dos processos produtivos. Segundo a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a energia elétrica atinge cerca de 15% a 40% do custo total da produção. Além disso, o Balanço Energético Nacional (BEN) indicou que indústrias consomem 34,4% da energia de todo o país. No entanto, existe uma boa notícia: com atitudes simples você pode economizar energia em seu negócio, principalmente se investir em materiais de qualidade, como os prensa cabos industriais.

1º Use lâmpadas eficientes

Sim, é uma mudança simples, mas você ficaria surpreso com a economia gerada por modelos mais eficazes. Com uma pequena pesquisa, você identifica qual lâmpada é melhor para o seu negócio, se deve investir em uma de LED ou uma com vapor de sódio, por exemplo.

VEJA TAMBÉM: 5 dicas para evitar acidentes elétricos

2º Explore a iluminação natural

Além de substituir as lâmpadas, outra ótima forma de diminuir os gastos com energia é explorar a iluminação natural. Ou seja, amplie as janelas para aumentar a entrada da luz do sol; use telhas translúcidas, que podem ser feitas de pet reciclado, acrílico, vidro ou policarbonato. Outra dica importante é pintar as paredes em cores claras, pois elas refletem a luz natural e iluminam ainda mais o ambiente.

3º Reaproveite energia

A energia pode ser reaproveitada, mas muitas vezes não percebemos isso. Por exemplo: a saída de ventilação forçada dos motores, pode ser utilizada para ajudar a aquecer uma área próxima que precisa de temperatura maior em relação à do ambiente.

4º Analise a demanda e o consumo de eletricidade

Um ponto importante que as indústrias esquecem: avalie a relação entre demanda x consumo de energia. Em outras palavras: quando a indústria consome menos energia elétrica do que foi solicitado, o preço não baixa. Contudo, caso consuma mais, receberá uma multa por exceder o limite. Portanto, analise bem a demanda e o quanto é utilizado, para assim, aumentar ou reduzir o ordenado.

5º Faça uma avaliação energética periodicamente

Para completar as dicas anteriores, é indicada a realização de avaliações energéticas periodicamente. Essa ação é importante pois permite analisar informações de consumo de eletricidade da empresa, para assim, determinar a quantidade gasta, considerar opções de melhorias e até mesmo classificar o nível de consumidor.

VEJA TAMBÉM: Prensa-cabo em projetos elétricos industriais

Dica extra: invista em prensa cabos industriais para garantir a vedação de sua instalação elétrica

Para um projeto elétrico eficiente e seguro, é importante investir em materiais de qualidade, como os prensa cabos metálicos da Kraus-Muller. Atuamos no mercado de materiais elétricos há 20 anos, desenvolvendo soluções para os principais desafios de instalações elétricas.

Todos os produtos de nosso catálogo e suas matérias-primas passam por criteriosos ensaios em laboratórios, para assim, garantir a qualidade de cada item comercializado.

Confira nossos prensa cabos e solicite um orçamento.

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário