5 dicas para evitar acidentes elétricos

5 dicas para evitar acidentes elétricos

Infelizmente, acidentes elétricos são uma realidade no Brasil. De acordo com o Anuário Estatístico da Abracopel de 2018, entre 2013 e 2017, 6215 pessoas estiveram envolvidas em um acidente deste tipo; enquanto entre janeiro de 2016 e março de 2017, 782 mortes foram relacionadas à eletricidade – 30% delas em aconteceram dentro de casa. Esses números preocupam, afinal, existem muitos itens que podem ser usados para garantir uma instalação elétrica mais segura.

Entenda como evitar acidentes elétricos

Antes de qualquer dica, é muito importante entender como o projeto elétrico precisa ser bem feito e executado. Por exemplo, um item que não pode faltar em sua instalação é o prensa-cabo de nylon ou o prensa-cabo metálico, por exemplo, a escolha por um desses itens será de acordo com o seu projeto. Eles evitam contato com água, poeira e até mesmo perda de energia.

Depois de colocar em prática o projeto elétrico ideal, você deve seguir as próximas 5 dicas para evitar acidentes graves.

VEJA TAMBÉM: Tentativa de furto de energia deixou seis mil pessoas sem luz no Rio de Janeiro

1 º Desligue a chave de energia ao fazer pequenos reparos

Embora pensem que não, atividades rotineiras e simples como trocar lâmpadas ou realizar pequenas manutenções na instalação elétrica também demandam cuidado. Dessa forma, antes de fazer qualquer reparo que envolva eletricidade, desligue a chave de energia ou o disjuntor do local.

2º Verifique a voltagem da instalação e dos equipamentos para impedir acidentes elétricos

Essa é uma dica importante pois previne acidentes elétricos que podem danificar os seus aparelhos eletrônicos. No Brasil, por exemplo, temos regiões em que a voltagem é de 110V, mas em outras cidades, é de 220V. Ou seja: os dispositivos que não são compatíveis podem estragar totalmente. Aliás, essa é uma dica que vale para viagem para o exterior também. Sendo assim, leve sempre um adaptador.

3º Não deixe fios e cabos desprotegidos

Fios desencapados ou partidos também podem resultar em acidentes elétricos, pois o contato com esses objetos aumenta o risco de choques elétricos. Como dito antes, uma boa solução para esse tipo de situação é investir prensa-cabos para instalação elétrica, eles protegem fios e cabos e evitam danos causados por fatores externos.

4º Não sobrecarregue as tomadas

A sobrecarga de tomadas é a principal causa de incêndios que começam com curto-circuitos. Portanto, é fundamental saber que nem toda instalação elétrica é feita para suportar inúmeros eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo. Caso precise ligar muitos objetos na mesma tomada, dê preferência para as em formato de régua, e não as em “T”.

5º Desligue o chuveiro antes de mudar a temperatura

Esse é um erro mais comum do que deveria. Caso possua um chuveiro elétrico, jamais ajuste a temperatura da água com o chuveiro ligado – isso só é possível se tiver certeza que é um modelo de ducha inteligente. Além de ter chance de receber um choque, a resistência pode ser danificada ou o chuveiro ser queimado.

VEJA TAMBÉM: Operação “Gatuno” enfrenta furto de energia em Maceió

A Kraus-Muller oferece os melhores produtos para evitar acidentes elétricos

Para um projeto elétrico eficiente, é importante investir em materiais de qualidade, como os modelos de prensa-cabos da Kraus-Muller. Atuamos no mercado de materiais elétricos há 20 anos, desenvolvendo soluções para os principais desafios de instalações elétricas.

Todos os produtos de nosso catálogo e suas matérias-primas passam por criteriosos ensaios em laboratórios, para assim, garantir a qualidade de cada item comercializado.

Confira nossos tipos de prensa-cabos e solicite um orçamento.

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!