Tentativa de furto de energia deixou seis mil pessoas sem luz no Rio de Janeiro

Tentativa de furto de energia deixou seis mil pessoas sem luz no Rio de Janeiro

Todos os dias um volume de energia capaz de iluminar o Estado de Santa Catarina é furtado da geração elétrica. Em pesquisa feita pelo Instituto Acende Brasil, especializado no setor elétrico, foi constatado um prejuízo – referente a furto de energia – superior a R$ 8 bilhões em 2015.

Os problemas relacionados a furto de energia são um dos maiores desafios de empresas do setor no Brasil. No final do ano passado, em dezembro, o bairro da Penha, em Campos de Goytacazes, no Norte Fluminense (RJ), sofreu uma tentativa de extravio que deixou seis mil pessoas da Penha, Parque Imperial, Parque Tropical e Boa Vista sem luz . Devido a estes acontecimentos, empresas do segmento elétrico têm investido rigorosamente em soluções para a blindagem de rede.

VEJA TAMBÉM: Operação “Gatuno” enfrenta furto de energia em Maceió

Complicações decorrentes do furto de energia elétrica

O furto de energia é um crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Além disso, ele compromete diretamente a qualidade de serviços prestados e coloca em risco a vida da população. Principalmente das pessoas que manipulam a rede elétrica.

Problemas técnicos

A grave consequência das ligações clandestinas, os famosos “gatos”, é o aumento na possibilidade de curtos-circuitos. Ainda por cima, existe risco de sobrecarga na rede elétrica, provocando paralisações no fornecimento de energia.

Por exemplo: um transformador fabricado para atender um determinado número de casas pode apresentar um mau funcionamento devido a sobrecarga (caso tenha que fornecer cargas extras para diversas ligações irregulares).

Risco de acidentes

As ligações clandestinas podem causar acidentes tanto para quem realiza o processo, quanto para a população que vive na região da ilegalidade. No primeiro caso, a pessoa precisa subir em um poste de até 7,20 metros de altura e mexer em uma rede energizada que pode causar uma descarga elétrica fatal.

Já no segundo, o “gato” coloca em risco as residências e os moradores do local. Com conexão inapropriada, condutores inadequados e falta de dispositivos de segurança, as ligações irregulares podem romper os cabos de energia. Sendo assim, aumenta o risco de acidentes com os pedestres.

Conheça a Linha de Blindagem de Rede da Kraus-Muller

Para reduzir o prejuízo milionário, muitas empresas têm buscado serviços especializados em blindagem de rede elétrica. Existe uma variedade de produtos que podem combater essa ilegalidade e preservar a energia no país, reduzindo custos e garantindo eficiência de todo o sistema.

A Kraus-Muller atua no mercado de proteção de energia há 20 anos. Além disso, trabalhamos em conjunto com concessionárias e desenvolvemos soluções para as necessidades das distribuidoras de energia elétrica, elaborando itens que blindam os pontos frágeis da rede.

Todos os produtos de nosso catálogo passam por criteriosos ensaios em laboratórios. Dessa forma, garantimos a lisura e a qualidade de cada item comercializado.

Portanto, confira os produtos de nossa linha de blindagem de rede e solicite um orçamento.

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário