Você sabe tudo sobre os prensa-cabos?

Você sabe tudo sobre os prensa-cabos | Kraus-Muller

Um produto muito famoso, o prensa-cabos, é uma pequena peça que traz muitos benefícios para a parte elétrica, seja de casas, empresas e comércios variados. Ele é responsável por proteger cabos, assim como evitar alguns problemas que possam acontecer. Saiba mais sobre essa importante peça!

Prensa-cabo o que é? Onde usar?

O prensa-cabo é fácil de usar e oferece acabamento de ponta. Esse pequeno objeto faz toda a diferença na segurança da parte elétrica do projeto! Ele pode ser usado desde a montagem dos painéis e até mesmo na infraestrutura, oferecendo a proteção adequada.

Sua simplicidade de utilização e de forma também chama a atenção positivamente, podendo ser usado em caixas de passagem, assim como painéis elétricos e na infraestrutura completa da instalação elétrica de qualquer tipo de construção. Sendo assim, a peça é versátil e tem fácil utilização.

Funcionamento

Assim como sua aparência e tamanho, seu funcionamento também é simples. O prensa-cabo possui uma função muito importante de proteger fios, assim como caixas de passagem. Ele possui um total de 5 partes, mas seu funcionamento se concentra em 3 peças: uma peça redonda onde é passado o cabo e duas roscas, uma de cada lado. Uma delas será presa na caixa de passagem, enquanto que a outra prende no cabo, pressionando-o. Justamente, o nome da peça se dá a esse processo de manter o cabo fixado, o poupando de poeira, possíveis perdas de energia e até mesmo entrada de líquidos na conexão, o que evita curtos e acidentes.

O prensa-cabos também é sinônimo de possibilidades, pois a pessoa que o instala pode rosquear o produto na pressão que achar melhor, seja mais apertado ou mais frouxo, dependendo da necessidade.

Esse tipo de peça possui tamanhos variados e, claro, são produzidos seguindo uma rígida padronização. Para utilizar esse produto é necessário que seja feita uma perfuração na caixa de passagem com uma serra copo para que o prensa-cabo seja encaixado corretamente, ou pode-se adquirir uma caixa de passagem com perfuração personalizada da Kraus-Muller, evitando a parte da perfuração manual.

Como escolher o melhor prensa-cabo?

O melhor prensa-cabo precisa ser aquele que melhor se adequa às necessidades da parte elétrica do projeto. Portanto, é preciso se atentar se há alguma exigência no grau de proteção. Grande maioria das instalações precisam de proteção contra poeira, caracterizado como grau de proteção IP 68. Outra coisa essencial é saber qual o diâmetro dos cabos, para escolher o prensa-cabo do tamanho certo.

No que consiste o Prensa-Cabo?

Como dito anteriormente, o prensa-cabo é uma pequena peça simples e apesar disso, possui um grande potencial. Basicamente, a peça é separada em 5 partes:

  • corpo: usa-se a parte de baixo da rosca do corpo no painel elétrico;
  • porca cônica: pressiona os cabos;
  • porca plana: aperta a rosca inferior e o equipamento;
  • anel de vedação: veda a rosca inferior e o equipamento;
  • bucha: responsável pela vedação do cabo.

Na hora de escolher o Prensa-Cabo

Na hora de escolher o prensa-cabo ideal, certifique-se de são elaborados de acordo com normas de padronização internacionais, são de material confiável e se possui no tamanho que você precisa. Justamente por ser uma peça essencial na segurança elétrica do ambiente, é necessário avaliar se o prensa-cabo escolhido de fato irá exercer sua função adequadamente.

Sistema de passagem de cabos – solução mais produtiva

Os prensa-cabos estão cada dia mais presentes na passagem entre cabos e o painel elétrico. Porém, existe o problema de muitos montadores acharem a aplicação do produto trabalhosa em casos onde existem centenas de cabos, sendo necessário fazer esse trabalho manualmente, um por um. Afinal, o que pode ser feito para que essa parte do trabalho seja facilitada?

Prensa-cabos múltiplos

Pensando justamente no problema dos prensa-cabos serem individuais, surgiu a solução dos prensa-cabos múltiplos. Existem algumas linhas de prensa-cabos múltiplos, bi partidos e até mesmo placas personalizadas, que já vem com os furos necessários para a passagem dos fios com os prensadores. Isso facilita completamente o trabalho, pois será necessário fazer um buraco ou até mesmo nenhum na caixa de passagem. Com prensa-cabos múltiplos, o trabalho flui mais rápido.

Prensa-cabos múltiplos para áreas específicas

O prensa-cabos múltiplo possui diversos modelos, mas sua principal atuação se mantém: o de facilitar várias conexões ao mesmo tempo. É possível também especificar as placas de prensa-cabos múltiplos para outras ocasiões, como linhas ferroviárias. Sendo assim, eles já possuem os certificados exigidos.

Nessas situações específicas, é necessário utilizar outros produtos exclusivos e compatíveis para esse tipo de produção, até mesmo para garantir a compatibilidade eletromagnética.

O ensaio de conformidade dos prensa-cabos

Para se certificar de que o prensa-cabo é de qualidade, são feitos alguns tipos de ensaios de conformidade, o principal deles é feito friccionando o produto durante 15 segundos manualmente, geralmente usando um pano molhado com água e depois fazendo o mesmo processo com outro pano, mas dessa vez com um derivado de petróleo. O derivado recomendado precisa ser composto de hexano, com até 0,1 de compostos aromáticos e ponto de ebulição de 65º. Dessa forma, o experimento poderá confirmar se o prensa-cabos é resistente, durável e seguro.

Prensa-cabos desmontável OBO

Visando a modernidade, agora foram criados os prensa-cabos desmontáveis OBO. Com esse novo modelo agora é mais fácil instalar e trocar os prensa-cabos com segurança. Esse modelo possui apenas 2 partes, que se encaixam, prensando o cabo. Agora não é preciso mais desconectar os cabos para aplicar o prensa-cabos.

E diferente do que algumas possam pensar, esse produto também confere uma vedação perfeita. Atinge a classe de proteção IP 67, o que torna esse objeto ideal para ambientes especiais que precisam de atenção. Além de ter borracha padronizada que permite vedação de cabos de 7 a 20 mm, também permite furação no diâmetro desejado e sua borracha permite passagem de até cabos.

Prensa-Cabos, conheça os tipos e sua utilização!

Pensando na necessidade do projeto, assim como no conforto do cliente, existem vários tipos de prensa-cabos disponíveis no mercado, sendo que cada um possui características únicas, que variam desde o tipo de rosca e até mesmo vedação. O prensa-cabo é um produto tão resistente que pode ser usado até em válvulas de gás de cozinha. Confira os tipos e veja qual melhor se encaixa para sua situação:

  • Prensa-Cabo com Aliviador de Tensão: Com resistência extra, atenua a flexão do cabo. Possui IP 68;
  • Prensa-Cabo Multivias: permite que vários cabos passem pela mesma chapa;
  • Prensa-Cabo Rosca PG: Esse tipo de rosca é indicada para ambientes com pequena vibração, pois a rosca é mais rasa;
  • Prensa-Cabo Rosca BSP: Diferente da rosca PG, a rosca BSP é indicada para conexões mais robustas, o que confere uma proteção maior para vibração ou pressão;
  • Prensa-Cabo Rosca Métrica: Assim como a rosca BSP, esse tipo de prensa-cabo é mais usado para ambientes mais robustos. A rosca métrica possui esse nome por causa de seu diâmetro externo;
  • Prensa-Cabo Rosca NPT: esse tipo de rosca é usado para evitar vazamentos. Um grande exemplo de utilização é no botijão e gás de cozinha, para evitar acidentes e conferir completa vedação. Ao ser usado em cabos, confere total vedação.

Prensa-Cabos Metálicos

O prensa-cabos metálico é mais utilizado e aplicado nas instalações elétricas por ser mais seguro e, consequentemente mais resistente. Ele possui manutenção quase que nula e diversos tamanhos padronizados disponíveis. Esse produto tem o uso recomendado para caixas de passagem, painéis de derivação e qualquer outro tipo de passagem elétrica que precise de uma maior segurança.

Com as mesmas funções de um prensa-cabos de plástico, o prensa-cabos metálicos se difere de fato na questão de segurança, sendo o mais utilizado no mundo todo! Assim como os prensa-cabos plásticos, os metálicos estão disponíveis em todos os tipos de rosca e de vedação, assim como tamanho.

Prensa-cabos multivias

Desenvolvido sob medida para projetos especiais onde existe a necessidade de vários cabos passarem por um só prensa-cabo, foi criado o prensa-cabo multivias, onde tem vários pequenos orifícios dentro de um mesmo prensa-cabos. Para que o trabalho saia perfeitamente, o ideal é contatar a empresa que produz o material e indicar as medidas necessárias para que todos os cabos sejam passados corretamente.

Prensa-Cabo Multivias

Qualidade e segurança em instalações elétricas

A Kraus-Muller tem uma linha completa de prensa-cabos que conferem segurança e qualidade. Os produtos da empresa são a solução perfeita para instalações que requerem resistência. Essa foi a nossa explicação sobre prensa-cabos. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR