Veja a resposta para as principais dúvidas sobre prensa-cabos

Veja a resposta para as principais dúvidas sobre prensa-cabos

Tenha você ajudado em um projeto, procurado mais informações para começar a trabalhar com eletricidade ou por qualquer outro motivo, é possível que já tenha ouvido falar sobre prensa-cabos. Inclusive, talvez até saiba que eles são importantes dispositivos utilizados em muitas instalações elétricas, ainda que não tenha ideia exatamente do porquê. Mas, mesmo com o seu uso massivo, existem diversas dúvidas frequentes sobre prensa-cabos.

Pensando nisso, a Kraus-Muller separou as respostas para essas principais perguntas e você as confere neste artigo. Portanto continue a leitura!

Principais dúvidas frequentes sobre prensa-cabos

Abaixo estão as principais dúvidas frequentes sobre prensa-cabos com as suas respectivas respostas para servir como um guia básico para consultas gerais e tirar as suas dúvidas sobre esse tipo de produto.

O que são prensa-cabos?

O prensa-cabo é um pequeno dispositivo usado para conectar um cabo a equipamentos elétricos, permitindo uma conexão isolada. Assim, como o seu próprio nome indica, ao ser rosqueado, ele prensa e aperta os fios, de forma a fixá-los e garantir a sua segurança e isolamento.

Ele oferece uma grande resistência mecânica e pode ser utilizado para prender cabos e fios elétricos de diversos tamanhos e diâmetros.

Para que servem?

Entre as dúvidas frequentes sobre prensa-cabos, essa também é bastante comum. E, bom, esses dispositivos servem a vários propósitos. 

Em primeiro lugar, fornecem uma vedação à prova de líquidos na entrada do cabo de alimentação de um equipamento. Isso evita que a umidade entre no interior dele e cause danos potenciais aos componentes e circuitos. O mesmo vale para proteção contra poeira.

Em segundo lugar, fornecem proteção extra aos cabos, evitando que entrem em contato com bordas afiadas, sejam dobrados excessivamente ou puxados para fora. Essa proteção ajuda a prolongar a vida útil da fiação. 

Além disso, os prensa-cabos também reforçam a ligação do cabo ao seu equipamento, ajudam na organização dos cabos e contribuem para evitar perdas de energia com seus pequenos anéis de vedação.

Quais os componentes de um prensa-cabo?

Basicamente, os prensa-cabos são constituídos por 5 peças, sendo elas: 

  • Corpo;
  • Porca-crônica;
  • Porca plana;
  • Anel de vedação;
  • Bucha.

Por que a sua utilização é importante?

Os prensa-cabos fornecem alívio de tensão, proteção contra vibração e uma vedação à prova de líquidos e poeira, o que significa que têm a classe de proteção IP. Ao mesmo tempo, evitam que o cabo seja puxado para fora de sua instalação. Dessa forma, são itens indispensáveis ​​para proteger as terminações de fios e cabos contra desconexões indesejadas ou danos em máquinas e gabinetes de controle.

A sua importância, então, se dá justamente graças à sua alta resistência mecânica, oferecendo a proteção elétrica necessária para os mais diferentes projetos. Ou seja, em termos de segurança, o uso de prensa-cabos confere um um ganho significativo e representa o enriquecimento da sua instalação.

Quais são os principais modelos?

Há uma infinidade de opções que permitem ao usuário escolher o prensa-cabo certo para suas necessidades. Os principais modelos são:

Como escolher o melhor tipo de prensa-cabo para cada instalação?

Como visto acima, existem vários tipos de prensa-cabos. Cada um deles acomoda diferentes cabos, é fabricado com materiais distintos ou atende a necessidades específicas de aplicação. Por isso, pode ser difícil escolher o certo para a sua instalação, mas, para fazê-lo, certifique-se de identificar os seguintes fatores durante o processo de seleção:

  • O tipo de cabo que está sendo usado, pois cada tipo de cabo apresenta um requisito diferente, fazendo com que seja necessário utilizar um modelo de prensa-cabo específico;
  • O diâmetro do cabo determinará o diâmetro do orifício para a passagem correta do cabo;
  • O ambiente de aplicação, uma vez que certos prensa-cabos protegem contra ameaças específicas, como poeira, vapores e exposição ou submersão em líquidos, temperaturas extremas, vibrações, impactos e explosão;
  • O material do prensa-cabo também deve ser considerado, pois dependendo do tipo de influências externas às quais ele está exposto, é importante escolher um material para o prensa-cabo que seja adequado para a área de aplicação.

Conte com a Kraus-Muller!

Pronto, agora você já sabe a resposta para as principais dúvidas frequentes sobre prensa-cabos. Mas, se ainda assim tiver alguma pergunta, ou até mesmo se quiser fazer uma cotação sem compromisso, entre em contato com a Kraus-Muller! Possuímos uma linha completa de produtos de alta qualidade para tornar a sua instalação elétrica mais segura.

Com objetivos alinhados à sua estratégia de atuação e a processos inovadores, a Kraus – Muller Indústria e Comércio, vem, desde sua fundação em 1999, conquistando o mercado com a qualidade e funcionalidade de seus produtos, aliados à excelência de seu atendimento ao cliente.

Com aprimorada tecnologia, a empresa apresenta uma linha exclusiva de produtos para aplicação nos segmentos de instalações elétricas, máquinas industriais, entre outros que exijam alta confiabilidade e aderência aos mais rígidos padrões de qualidade.

A Kraus-Muller é uma empresa que atende com base na norma ISO9001 desde 2010, aplicando a metodologia da rastreabilidade em todas as etapas de seu processo de industrialização. Nossos alicerces de bons princípios, segurança, confiança, solidez, desenvolvimento tecnológico e respeito nos conduzem a enxergar nossa empresa, também, como uma escola da vida. Estimulamos nossos funcionários a adquirir mais conhecimento com oportunidades para crescerem em seus campos de especialização.

PRENSA-CABOS
Prensa-cabo Rosca PG
Prensa-cabo Rosca NPT
Prensa-cabo Rosca BSP
Prensa-cabo Rosca Métrica
Prensa-cabo Multivias
Prensa-cabo c/ Aliviador de Tensão

PRENSA-CABOS METÁLICOS
Prensa-cabo Metálico Rosca PG
Prensa-cabo Metálico Rosca NPT
Prensa-cabo Metálico Rosca BSP
Prensa-cabo Metálico Rosca Métrica

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR