Tomadas Industriais, como Escolher Corretamente?

A indústria atual e a transformação gradual do chão de fábrica em um sistema de automação inteligente, envolve um número crescente de equipamentos elétricos trabalhando em conjunto. Naturalmente, eles precisam de energia para funcionar, e é aqui que saber como escolher as tomadas industriais corretas pode ser extremamente importante.

Tomadas industriais: saiba mais sobre esse componente

Uma infinidade de dispositivos modernos, como interruptores, sensores, válvulas, transportadores e outros equipamentos, são usados ​​para realizar processos de produção, controle e monitoramento nas indústrias. Dessa forma, exigindo que haja conexões e alimentação elétrica seguras.

Contudo, vale ressaltar que as máquinas industriais geralmente trabalham com tensões maiores. Portanto, para estes casos, existe um tipo de tomada especialmente voltado para indústrias: são as tomadas industriais.

A sua principal função é agir como ponto de conexão para o fornecimento de eletricidade a equipamentos. A diferença para outros tipos de tomadas, é que elas fornecem uma conexão à rede elétrica classificada em tensões e correntes mais altas do que plugues e tomadas domésticas.

Assim, as tomadas industriais são comumente utilizadas em sistemas polifásicos, com altas correntes, ou quando necessitam de proteção contra riscos ambientais. O seu uso é muito importante porque, na indústria, os processos devem ser realizados com agilidade e, para tanto, as máquinas e aparelhos devem estar continuamente em funcionamento.

Como escolher tomadas industriais corretamente?

Para escolher as tomadas industriais corretamente, é preciso levar em consideração alguns fatores como:

A intensidade da corrente

Sim, a intensidade de corrente influencia e muito na escolha das tomadas industriais, sendo um dos principais aspectos que você deve levar em consideração na hora da compra. Isso é muito importante, pois cada modelo é dimensionado para uma intensidade máxima, se ultrapassarmos essa intensidade o equipamento pode até funcionar, mas aparecerão altas temperaturas que podem resultar em acidentes.

Lembre-se também que, normalmente, o nível de corrente suportado pelas tomadas industriais é maior que as tomadas tradicionais.

Tipo de tomadas industriais

É importante também levar em consideração que existem diversos tipos de tomadas industriais, dentre as quais podemos destacar a de sobrepor, que é fixada na parede ou em uma estrutura, e a de embutir, em que apenas a parte do encaixe fica aparente e geralmente é instalada em bancadas ou mesas.

Existe, ainda, a tomada industrial móvel ou de acoplamento, que pode ser usada para a criação de extensões, pois não tem fixação em paredes ou estruturas.

Aplicação e equipamentos

Para escolher a tomada industrial corretamente também é necessário levar em consideração onde será a sua aplicação. Algumas áreas onde ela pode ser aplicada incluem canteiro de obras, indústria química, indústria alimentícia, estações de tratamento de água, agricultura, entre outros.

Além disso, as especificações de cada equipamento devem ser levadas em consideração, dado que o uso de um produto inapropriado pode representar riscos para o maquinário.

Tomadas-Industriais-como-Escolher-Corretamente

Cor

Uma das coisas que mais costuma chamar a atenção nas tomadas industriais são as diferentes cores. Elas obedecem um padrão e a cor de um modelo o identifica com base na tensão para a qual foi projetado.

As mais comuns são geralmente azul e vermelho. Contudo, existem outras diferentes cores normalizadas:

  • Violeta: tensão nominal de funcionamento de 20 V a 25 V;
  • Branca: tensão nominal de funcionamento de 40 V a 50 V;
  • Amarela: tensão nominal de funcionamento de 100 V a 130 V;
  • Azul: tensão nominal de funcionamento de 290 V a 250 V;
  • Vermelha: tensão nominal de funcionamento de 380 V a 480 V;
  • Preta: tensão nominal de funcionamento de 500 V a 1000 V.

Além disso, para as frequências de 60 Hz até 500 Hz, a cor verde pode ser utilizada se necessário em combinação com a cor da tensão nominal de funcionamento.

Número de polos e pinos

Uma outra característica importante que você precisa levar em consideração para escolher as tomadas industriais corretamente é em relação ao número de polos e pinos. Isso porque existem tomadas com diferentes quantidades de terminais. É possível encontrar opções de 2, 3, 4 e 5 pinos, que se dividem entre polos, terra e neutros.

Proteção (grau IP)

O grau de proteção IP é outro aspecto importante que deve ser considerado, pois define a capacidade que as tomadas industriais possuem de se protegerem referente a entrada de água e sólidos na sua estrutura.

De maneira geral, as principais opções de tomadas industriais da linha KrausMuller podem ser encontradas com grau de proteção IP 67, que vai garantir que seja totalmente protegido contra poeira e imersão em líquido.

Procurando tomadas industriais? Conte com a KrausMuller!

Obviamente, é fundamental que a instalação e a manutenção das tomadas industriais sejam realizadas por um profissional especializado devido a quantidade de pinos, complexidade do item e a alta corrente elétrica que circula no local. Além disso, é importante escolher um produto de qualidade, a fim de garantir a segurança dos equipamentos, da propriedade e das pessoas ao redor.

Por esse motivo, se estiver procurando por tomadas industriais, solicite um orçamento sem compromisso com a KrausMuller!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?