Sobrecarga na instalação elétrica: como evitar?

A sobrecarga na instalação elétrica é um problema que acontece com frequência em diversos imóveis e coloca em risco a segurança e a qualidade de vida de quem mora ali. Esse tipo de dano acontece com o excesso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos conectados à rede elétrica ao mesmo tempo.

Apesar de ser mais comum, não são somente as casas antigas que estão sujeitas à sobrecarga. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que o problema se agrave e acabe gerando um curto-circuito.

Identificando uma eventual sobrecarga na instalação elétrica

A sobrecarga dá alguns sinais que podem significar que uma manutenção elétrica é necessária. Fique atento quando há o desarme frequente dos disjuntores, pois esse é o primeiro alerta de que tem algo errado. Queima de fusíveis, falhas na iluminação, e condutores elétricos ressecados, rachados ou com cheiro de queimado também precisam de atenção.

Se houver necessidade de realizar uma reforma, provavelmente será preciso adquirir novos materiais elétricos, ou seja, disjuntores, tomadas, cabos, lâmpadas e outros.

Por que no inverno é mais comum ter sobrecarga na instalação elétrica?

Quando a temperatura cai, é normal usar aparelhos como chuveiros e aquecedores elétricos, por exemplo, para o controle térmico, porém eles demandam uma corrente maior. Ou seja, a energia elétrica utilizada é mais concentrada devido ao aquecimento doméstico. Isso causa uma incidência maior de sobrecargas durante o inverno e, por isso, os cuidados devem ser ainda maiores nos dias frios.

Como não sobrecarregar a rede elétrica?

Não espere para buscar o serviço de um eletricista ou engenheiro elétrico. A prevenção é a forma mais econômica e segura de lidar com os problemas que envolvem a rede elétrica.

Evite gambiarras para não causar sobrecarga na instalação elétrica.

Evite gambiarras para não causar sobrecarga na instalação elétrica.

 

  • Alguns problemas podem parecer pequenos, mas devem ser solucionados com urgência, como tomadas penduradas, fiação exposta e fios desencapados.
  • Não ligue muitos aparelhos em uma única tomada e evite utilizar extensões, adaptadores, benjamins e plugues T.
  • Procure um profissional para realizar uma avaliação elétrica ao instalar equipamentos mais potentes, como chuveiros mais fortes e ar condicionado.
  • Compre aparelhos compatíveis com a intensidade da corrente elétrica da sua residência.
  • Realize a manutenção da rede a cada 5 anos para identificar e reparar qualquer eventual problema existente.

Essa foi nossa explicação sobre como evitar sobrecarga na instalação elétrica. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica industrial segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!