Saiba mais sobre o prensa-cabo com aliviador de tensão!

Diferentes equipamentos e aparelhos eletrônicos contam com diferentes cabos e fios para o seu funcionamento ideal. Esses cabos são encontrados tanto dentro quanto fora do equipamento ou aparelho. Mas, para que continuem funcionando mesmo sob as circunstâncias mais estressantes, geralmente é utilizado um prensa-cabo com aliviador de tensão ao redor dele.

O que é e para que serve o prensa-cabo com aliviador de tensão?

Os prensa-cabos com aliviador de tensão são pequenos dispositivos usados para conectar cabos a gabinetes elétricos e equipamentos. Muito úteis, ajudam a melhorar a integridade elétrica e mecânica do cabeamento, bem como o seu desempenho geral. Assim, eles realizam um papel importante na fixação e vedação da extremidade dos cabos elétricos em diferentes tipos de equipamentos. 

Mas, não só isso, também são desenvolvidos para prevenir dobras, ressecamento e rompimento da fiação, sobretudo em aplicações com risco de influências externas, determinando o raio de curvatura. 

Por causa de sua construção em espiral, são mais flexíveis e não importa quantas vezes você os dobre, eles mantêm a sua flexibilidade. Também têm melhor resistência à tração, são mais duráveis ​​e podem suportar os tipos usuais de manuseio manual ou físico.

Dessa forma, evita que forças mecânicas ou físicas sejam aplicadas ao cabo enquanto ele transfere terminações elétricas dentro do conector e do dispositivo. Essa proteção do cabo também protege o pessoal e o equipamento da exposição prejudicial à corrente elétrica.

Por que utilizar esse dispositivo?

Todos os cabos são propensos a entortar, torcer, esticar e emaranhar devido aos movimentos repetidos a que são submetidos. Toda essa tensão pode definitivamente comprometer a sua integridade. Justamente por isso, é importante que o cabeamento seja protegido para que preserve sua forma e função, bem como a segurança.

Portanto, sempre que você estiver trabalhando em uma instalação elétrica, preservar a fiação contra danos é essencial. Ao trabalhar com ela dentro ou fora de um invólucro, então, implica em protegê-la de tensões indevidas. Para isso, pode ser recomendado o uso de um prensa-cabo com aliviador de tensão.

Esse dispositivo é importante para a integridade elétrica e mecânica e o desempenho geral dos cabos. Isso impedirá que a força mecânica aplicada ao exterior deles seja transferida para as terminações elétricas dentro do conector ou dispositivo, o que pode levar à falha. 

Assim, o prensa-cabo com aliviador de tensão pode aumentar consideravelmente a vida útil da fiação e é fundamental para o gerenciamento seguro dela. Não à toa, o seu uso é um requisito fundamental nas indústrias elétrica e de instrumentação. Dessa forma, tem grande aplicação em setores como energia eólica, ferroviária, automotiva, engenharia de instalações, petróleo e gás, automação e produtos químicos.

Conte com a Linha Kraus-Muller e garanta uma instalação elétrica segura

Em um mundo onde a conformidade com os padrões de segurança e qualidade está se tornando cada vez mais crítica, construir produtos que atendam a essas regulamentações é obrigatório agora. Os prensa-cabos com aliviador de tensão da Linha Kraus-Muller são a combinação perfeita de alta qualidade e segurança, pois têm uma resistência extra à soltura e deslizamentos, devido à tração.

Entre em contato agora mesmo conosco para saber mais sobre os nossos produtos ou solicitar um orçamento sem compromisso!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

TEM ALGUMA DÚVIDA?
ENTRE EM CONTATO
PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?