Saiba como escolher os prensa-cabos certos para a sua instalação

Saiba como escolher os prensa-cabos certos para a sua instalação

Projetados para conectar e prender a extremidade do cabeamento e do dispositivo ao qual está conectado, os prensa-cabos desempenham várias funções essenciais no gerenciamento de cabos. No entanto, escolher os prensa-cabos certos para cada aplicação é muito importante para a integridade e segurança de cada sistema elétrico. Afinal, esses dispositivos devem ser condizentes com os cabos utilizados e com o tipo de proteção empregado no equipamento no local de instalação.

Mas, então, como escolher os prensa-cabos certos para cada aplicação? Confira!

Os prensa-cabos oferecem proteção contra vibração e uma vedação à prova de líquidos e poeira, ao mesmo tempo que evitam que os cabos sejam torcidos ou puxados para fora de sua instalação. No entanto, existem diferentes modelos, que são indicados para diferentes necessidades de uso. 

Por esse motivo, para escolher os prensa-cabos certos para cada aplicação, você precisará considerar, entre outras coisas:

O material

Ao pesquisar para escolher os prensa-cabos certos para cada aplicação, você verá que esses dispositivos estão disponíveis em vários tipos e materiais. Cada um desses materiais têm desempenhos diferentes dependendo da aplicação, ambiente e tipo de cabo. Os três principais são:

  • Aço inoxidável: Graças às características do material, os prensa-cabos projetados com aço inoxidável possuem uma longa vida útil. Eles são resistentes à corrosão e isso os torna excepcionalmente adequados para as aplicações mais robustas.
  • Latão niquelado: Oferecem uma maior resistência contra corrosão e diferentes tipos de deformação e sobrecarga mecânica. É ideal para aplicações nas quais o prensa-cabo está exposto a diferentes tipos de influências ambientais;
  • Termoplástico: Os prensa-cabos fabricados com material termoplástico podem ser utilizados com ampla gama de cabos e oferecem recursos de vedação suficientes para a maioria das aplicações universais.

Ambiente de instalação

Os prensa-cabos são dispositivos úteis para qualquer instalação elétrica. No entanto, não importa qual é o segmento e se o projeto é industrial, comercial ou doméstico. O que é importante é identificar o ambiente de aplicação central do dispositivo.

Por isso, você pode se fazer algumas perguntas:

  • Os prensa-cabos serão utilizados em ambientes internos ou externos? 
  • É um ambiente seguro ou perigoso ou explosivo? 
  • Qual é a temperatura? Ela é constante? 
  • A área circundante está úmida ou empoeirada? 
  • Existem gases ou materiais corrosivos nas proximidades?

Suas respostas ajudarão a determinar as especificações necessárias. Dessa forma, você poderá escolher os prensa-cabos certos.

Características dos cabos

Cabos diferentes exigem diferentes tipos de prensa-cabos. Portanto, você também precisa considerar algumas características deles. Como é o caso, por exemplo, do diâmetro e do material de fabricação dos cabos.

Recursos extras de proteção

Sua aplicação ou ambiente pode exigir que o prensa-cabo tenha uma qualidade específica, além de sua função básica. É aí que você pode considerar alguns recursos extras de proteção, como à prova de explosão, corta-fogo, travamento interno para evitar furto de cabos na linha elétrica, entre outros.

Classificações e padrões

Como esses dispositivos são projetados com a segurança em mente, eles vêm com um sistema de classificação para garantir que você saiba o que está comprando. A linha Kraus-Muller de prensa-cabos, por exemplo, conta com a classificação IP68. Dessa forma, o nível de proteção oferecido por eles é ideal para quase todos os ambientes, garantindo sua eficiência em diferentes aplicações.

Quer deixar as suas instalações elétricas mais seguras? Conheça a linha de produtos Kraus-Muller!

Agora que você já sabe alguns fatores que deve levar em consideração para escolher os prensa-cabos certos para cada aplicação, conte com a Kraus-Muller. Conheça a nossa linha de produtos e solicite um orçamento agora mesmo!

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR