Quando usar a caixa de passagem elétrica? E onde colocar?

As instalações elétricas exigem muitos componentes, cada um com uma finalidade específica, mas que são uma parte essencial da equação. Contudo, com tantos detalhes que devem ser planejados durante a execução do projeto, podem surgir algumas dúvidas sobre eles. Como é o caso, por exemplo, de quando usar a caixa de passagem elétrica e onde ela deve ser colocada. Essa pergunta é bastante comum e é extremamente importante saber a resposta para garantir o sucesso e a segurança da instalação.

Então, quando usar a caixa de passagem elétrica?

Antes de mais nada, é fundamental entender do que se trata esse importante componente. A caixa de passagem é uma espécie de gabinete elétrico utilizado, basicamente, para abrigar e proteger os cabos e fios do circuito. Como a sua função é aparentemente simples, é provável que agora você esteja se perguntando: o seu uso é obrigatório? E, se sim ou se não, quando usar a caixa de passagem elétrica?

Bom, vamos por partes. Não é, necessariamente, obrigatório o seu uso, pois muitas vezes  interruptores, luzes e receptáculos são todos instalados em caixas elétricas que podem servir como invólucros para fios emendados.

No entanto, existem algumas normas e especificações para práticas elétricas seguras que devem ser seguidas para proteger as pessoas e as propriedades. Então, sim, há casos em que é obrigatório utilizar esse componente.

Mas quando fazê-lo? Sempre que você unir os fios durante a instalação de circuitos. Sim, é essencial que essas conexões sejam colocadas em uma caixa de passagem. Essa medida de segurança evita incêndios que podem ocorrer quando os fios superaquecem e também protege as pessoas de serem eletrocutadas por fios energizados.

Quando usar a caixa de passagem elétrica

Onde a caixa de passagem deve ser colocada?

A resposta para essa pergunta é relativa, pois depende do tipo de componente que você irá utilizar. Por exemplo, a caixa de passagem de sobrepor deve ser implementada sobre a parede.

Por esse motivo, a sua instalação é realizada somente depois que a edificação estiver finalizada e com as paredes rebocadas. Sendo assim, trata-se de um modelo recomendado principalmente para quando a rede elétrica precisar passar por uma reforma.

Por outro lado, as caixas de embutir podem ser colocadas na parede ou no teto. No primeiro caso, isso é indicado sobretudo para construções residenciais, com o objetivo de instalar tomadas e interruptores. Já a caixa de embutir no teto costuma ser utilizada para instalações de ventilação de teto e iluminação.

Conte com as caixas de passagem elétrica da KrausMuller!

Em qualquer instalação elétrica, é extremamente importante garantir um projeto seguro. Para tanto, torna-se fundamental utilizar componentes de qualidade, confiáveis e com excelente durabilidade.

Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre quando usar caixa de passagem elétrica e onde ela deve ser colocada, conheça o catálogo de produtos da KrausMuller.

Se você está procurando soluções de ponta para melhorar a qualidade e a segurança da sua instalação, não hesite, entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?