Qual a distância ideal entre uma caixa de passagem e outra?

Caixa de Passagem Elétrica 300

Milhares de produtos e serviços são padronizados ao redor do mundo por questões de qualidade, segurança e ética. E a padronização acontece de maneira rígida, ainda mais quando se trata de energia elétrica, como por exemplo o distanciamento da caixa de passagem.

Caixa de passagem: normas e padrões

Presente em qualquer tipo de instalação elétrica, as caixas de passagem são importantes para promover a passagem dos fios dentro de paredes, assim como ligar fios a tomadas e interruptores. Há quem use as caixas de passagem para mudar o direcionamento dos fios dentro da construção ou do projeto. Confira as normas de distanciamento das caixas de passagem e atente-se!

NBR 5410

Há mais de 79 anos presente no Brasil, a ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas) é uma instituição criada para normalização técnica no país. Nela são encontradas as normas que devem ser seguidas em qualquer projeto técnico. Sendo assim, é essencial que antes de começar um projeto principalmente se for elétrico, as normas sejam lidas e seguidas corretamente.

Por falar em normas, NBR 5410 é a norma específica da ABNT que cita o distanciamento de caixas de passagem. Nela, a especificação é bem clara: para tubulações internas deve ser até 15 metros, assim como nas tubulações externas deve ser de até 30 metros, em linha reta. Quando se trata de curvas, o limite de 15 e 30 metros devem ser reduzidos em 3 metros a cada curva de 90º.

Afinal, onde é obrigatório usar a caixa de passagem?

Nem só de metragem as normas falam, na verdade, elas são bem mais extensas do que isso. No caso de caixas de passagem, existem também parágrafos das normas que falam em quais ocasiões o uso da caixa de passagem é obrigatório. Sendo eles:

  • todos os pontos em que existir entrada ou saída de condutores;
  • qualquer ponto que houver emenda ou derivação de algum condutor;
  • sempre que for preciso fazer alguma segmentação na tubulação.

Posicionamento das caixas de passagem

A localização das caixas deve ser padronizada, com a obrigatoriedade de estarem facilmente acessíveis. Devem ter tampas, ou caso tenham interruptores ou tomadas, devem estar bem fechadas, com a instalação completa.

Seguindo as normas por questão de segurança

Seguir as normas técnicas é essencial para que o projeto seja seguro e esteja de acordo com a lei. Dessa forma, a fiscalização ocorre sem problemas, assim com reparos e consertos podem ser feitos de forma mais fácil!

Qualidade e segurança em instalações elétricas

A Kraus-Muller tem uma linha completa para instalações elétricas com segurança e qualidade. Os produtos da empresa são a solução perfeita para instalações que requerem resistência. Essa foi a nossa explicação sobre quadro de comando em projetos elétricos.

Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR