Quais são os tipos de prensa-cabos e como utilizá-los?

Quais são os tipos de prensa-cabos e como utilizá-los?

Não é novidade para ninguém que a eletricidade é a forma de energia mais usada em todo o mundo. Mas ela se tornou algo tão comum no dia a dia das pessoas, que é fácil esquecer os perigos associados ao seu uso. Porém, quando falamos de segurança elétrica, estamos nos referindo não apenas à integridade da própria instalação e de cada um dos seus componentes, como os prensa-cabos, mas também à integridade física de todo mundo.

Vale ressaltar, contudo, que cada projeto possui especificações e necessidades diferentes. Portanto, é fundamental analisar as exigências da sua instalação elétrica, a fim de escolher a opção mais adequada entre os tipos de prensa-cabos que existem. 

 

Confira quais são os tipos de prensa-cabos

Graças a variedade dos tipos de prensa-cabos disponíveis no mercado atualmente, esse é um componente que pode ser aplicado em projetos diversos, que vão desde a instalação de caixas de energia a painéis elétricos. Cada modelo possui especificações distintas e, portanto, são indicados para aplicações diferentes.

 

Prensa-cabo Multivias

Por exemplo, o prensa-cabo multivias é ideal quando existe a necessidade de proteger mais de um cabo e economizar espaço. Isso porque ele permite vedar vários cabos por meio de um único produto ao mesmo tempo e com eficiência. 

Dessa forma, não prejudicando a vedação e fornecendo excelente desempenho à prova d’água para cada um deles. Para tanto, é necessário dimensionar a rosca e os fios, a fim de desenvolver a bucha multivias com as características ideais.

 

Prensa-cabo Rosca BSP

O prensa-cabo rosca BSP, por sua vez, tem um modelo de rosca de origem inglesa que é conhecido como British Standard Pipe. Ele pode ser utilizado para vedação das entradas de cabos elétricos em caixas ou em outros aparelhos e possui uma bucha cônica de aperto e vedação para a acomodação do cabo elétrico.

Mas é indicado principalmente para aplicação em conexões mais robustas. O seu uso permite maior segurança, sobretudo em casos de vibração ou pressão. 

 

Prensa-Cabo Rosca PG

O prensa-cabo rosca PG é recomendado para uso em placas metálicas na entrada para cabos de energia e em outros ambientes com baixa vibração. Isso porque a profundidade da rosca é limitada e mais rasa.

A criação desse modelo de rosca se deu na Alemanha e o seu nome, “PG”, é a abreviação de Stahl-Panzer-Rohr-Gewind. Dessa forma, os tamanhos são nomeados com o prefixo PG mais um número nominal que corresponde aproximadamente ao diâmetro máximo em milímetros do cabo que pode ser passado.

 

Prensa-Cabo com Aliviador de Tensão

Os prensa-cabos com aliviador de tensão fornecem alívio de tensão mecânica e também uma vedação firme em torno dos cabos. O seu uso é indicado por ter uma resistência extra à soltura e deslizamentos, devido à tração, o que atenua a flexão do cabeamento. 

Assim, são usados ​​principalmente para conectar e fixar cabos ou fios flexíveis para fornecer proteção adicional. Dessa forma, protege os fios inclusive de dobras excessivas, não se soltando ou torcendo facilmente após o aperto.

 

Prensa-Cabo Rosca Métrica

Assim como a rosca BSP, o prensa-cabo rosca métrica tem o seu uso indicado para conexões mais robustas. Isso ocorre por conta da profundidade dos fios utilizados. Esse modelo de rosca é paralelo e recebe esse nome por causa de seu diâmetro externo real.

A Rosca Métrica é identificada com M maiúsculo e existem três tipos de passo de rosca. Mas, no caso da Linha Kraus-Muller, elas são finas, de 1,5mm. Também chamado de ISO Métrica, esse tipo de prensa-cabo permite maior segurança em casos de vibração ou pressão.

 

Prensa-Cabo Rosca NPT

O prensa-cabo rosca NPT tem esse nome derivado da abreviação de National Pipe Thread. Ele utiliza uma rosca cônica de padrão americano descrito em polegadas. É recomendado o seu uso para aplicação de estanqueidade como, por exemplo, na válvula do gás de cozinha. 

Para tanto, a sua utilização não depende do uso de porca para fixação, funcionando na base do encaixe entre o prensa-cabo e o furo da caixa ou equipamento.

 

Diferentes tipos de prensa-cabos para instalação elétrica segura é com a Kraus-Muller

Para o bom funcionamento da rede elétrica, é essencial que os painéis elétricos sejam de qualidade e compostos por materiais resistentes e de boa procedência. Assim, a escolha entre os diferentes tipos de prensa-cabos é fundamental para assegurar a proteção da fiação e cabeamento.

Portanto, entre em contato conosco agora mesmo e confie na experiência e nas soluções de uma empresa que é referência no segmento. Solicite um orçamento para obter prensa-cabos para os seus projetos!

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR