Quais são as principais dúvidas sobre caixas de passagem?

As caixas de passagem têm sido usadas há muito tempo para abrigar fios e conexões. Dessa forma, garantindo que a segurança seja mantida quando se trata de eletricidade. Como são extremamente fundamentais em qualquer projeto de instalação elétrica, no artigo de hoje da Kraus-Muller, iremos abordar mais sobre esse importante componente e responder algumas das principais dúvidas sobre caixas de passagem que existem.

Confira a resposta para as principais dúvidas sobre caixas de passagem

A seguir, respondemos as 4 principais dúvidas sobre caixas de passagem. Portanto, continue a leitura!

O que é caixa de passagem, quais são as suas funções e por que é importante utilizá-la?

A caixa de passagem é uma espécie de contêiner feito com material resistente e que fornece alojamento para fiações e conexões elétricas, evitando que entrem em contato com elementos como a água. Assim, ela deve ser à prova d’água e durar o suficiente para impedir que esses elementos cheguem aos fios internos.

Além disso, as caixas de passagem fornecem proteção contra vandalismo, algo que é mais comum do que as pessoas gostariam de admitir. Bem como permitem uma instalação da fiação elétrica limpa , de forma que torna mais fácil para as pessoas saberem para onde cada cabo leva e o tipo de corrente que conduz. Isso reduz os riscos de eletrocussão quando for necessário, por exemplo, fazer uma manutenção do projeto.

Vale ressaltar, ainda, que elas podem ser utilizadas em conjunto com outros componentes, como os prensa-cabos, tornando as instalações ainda mais seguras. 

O que é o sistema de classificação de proteção IP das caixas de passagem?

O sistema de classificação de proteção de ingresso, conhecido como IP, descreve essencialmente o grau de proteção que uma caixa de passagem fornece contra o acesso de um objeto estranho, como poeira e umidade.

Neste contexto, existem vários níveis de proteção, incluindo:

  • IP 44: boa proteção contra sólidos e líquidos;
  • IP 65: proteção total contra a penetração de sólidos e respingos de água;
  • IP 66: à prova de poeira e proteção contra jatos de água;
  • IP 67: alta resistência à imersão completa em água.

Como é possível perceber, existem até mesmo caixas submersíveis, que podem operar embaixo d’água a uma profundidade de um metro por meia hora.

Por que as caixas de passagem não podem ficar abertas?

As conexões dos fios devem ser completamente fechadas dentro dessas caixas. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não entendem o porquê disso, sobretudo porque colocar uma tampa em um container lotado de fios que ficam para fora pode não ser tão fácil. 

Bom, mas a explicação para isso é simples: é considerado risco de incêndio ter caixas de passagem abertas. Afinal, as conexões elétricas podem ser vulneráveis a faíscas e criação de fogo e, por esse mesmo motivo, devem ser colocadas dentro das caixas.

Por outro lado, se a conexão estiver dentro de uma caixa de passagem fechada, o risco de incêndio é menor, pois a tampa irá impedir a propagação do fogo.

Uma caixa de passagem requer instalação profissional?

Sim! Afinal, é extremamente perigoso trabalhar com tantos fios expostos e alta tensão potencial. Além disso, usar a caixa errada ou fazer uma instalação incorreta pode ser uma violação grave, pois é possível que leve a sérios problemas de segurança. E, mesmo um único incidente pode ser muito mais caro do que as taxas de serviço associadas à instalação profissional.

Conte com a Kraus-Muller!

Para uma instalação elétrica segura, é primordial contar com componentes de alta qualidade e confiabilidade. Por isso, agora que você já sabe a resposta para algumas das principais dúvidas sobre caixas de passagem, conheça os produtos da linha Kraus-Muller e solicite um orçamento agora mesmo sem compromisso!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

TEM ALGUMA DÚVIDA?
ENTRE EM CONTATO
PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?