Quais as possíveis causas de um curto-circuito?

Um dos problemas mais comuns e graves que ocorre em instalações elétricas do mundo todo, sejam residenciais ou comerciais, o curto-circuito pode tomar proporções maiores e resultar até mesmo em incêndios e problemas irreparáveis em fiações inteiras. Além de ser perigoso, é sinônimo de gasto extra, pois a fiação deverá ser trocada, assim como algum objeto que estiver conectado na tomada pode sofrer problemas graves.

Saber sobre o curto-circuito é essencial para evitá-lo

Entender mais sobre as causas desse problema é importante para poder verificar e fazer manutenções elétricas com êxito e prevenir o curto-circuito. Sendo assim, conheça abaixo as principais causas e mantenha-se atento:

Uso de aparelhos elétricos perto da água

Qualquer produto que é conectado na tomada, deve ser mantido longe da água ou vapor, por exemplo. Secadores de cabelo, barbeadores, e caixas de som são os produtos que mais correm riscos, por serem usados próximo a água, o que é incorreto. A água é um dos maiores condutores elétricos, gerando uma sobrecarga em grande velocidade, gerando o problema em todas as vezes em que a água entra em contato com produtos elétricos.

Cabos desencapados

Esse problema é comum em instalações mais antigas e com pouca manutenção. Fios desencapados podem entrar em contato com outros cabos e gerar uma corrente elétrica forte e que sobrecarrega imediatamente o circuito, gerando faíscas e até mesmo o fogo. Isso com certeza é um grande risco, ainda mais porque fios antigos facilitam a propagação do fogo e gerar um incêndio no local. 

 

Tomadas sem proteção

Tomadas sem proteção são um problema por si só, ainda mais em locais onde existem crianças pequenas e animais. Acidentes com água e inserção de objetos metálicos nas tomadas podem gerar acidentes graves com a pessoa, assim como o curto-circuito. Tomadas protegidas impedem esses acidentes e fazem com que o local seja mais seguro para todos da casa.

 

Sobrecarga

Essa é a principal causa de eventos de curto-circuito. Conectar vários dispositivos em uma tomada nunca é uma boa ideia. Sobrecarregar a tomada causa superaquecimento e, dependendo do número de dispositivos e da quantidade de energia necessária para operar, o superaquecimento pode derreter os fios e causar um curto-circuito, seguido de um incêndio. Para evitar esse tipo de situação, você prefere dividir a operação de dispositivos de alta potência em outras tomadas próximas.

Conte com os produtos Kraus-Muller

Impedir curtos-circuitos é muito importante. Há mais de 20 anos presente e fornecendo produtos elétricos de confiança e econômicos, a Kraus-Muller trabalha com responsabilidade, criando soluções essenciais para projetos elétricos de todos os tamanhos. Entre em contato e saiba como tornar seu projeto elétrico mais otimizado.

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR