Quadro de distribuição elétrica: requisitos para sua utilização

Quadro de distribuição elétrica: requisitos para sua utilização

As instalações elétricas devem ser divididas em vários circuitos, independentemente do local onde o projeto está sendo implementado. Por conta disso, o quadro de distribuição é o equipamento responsável por distribuir a energia aos diversos pontos elétricos e conectá-los aos condutores.

Para auxiliar no desenvolvimento do seu projeto e facilitar as instalações de redes elétricas com cabeamentos e dispositivos essenciais, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, acompanhe o nosso artigo e saiba tudo sobre os requisitos básicos para a utilização do quadro de distribuição. 

 

Qual a funcionalidade do quadro de distribuição?

A instalação correta do quadro de distribuição é fator primordial para conferir maior segurança e praticidade para todos os tipos de edificações. Seu funcionamento correto ajuda a evitar problemas relacionados a acidentes e até mesmo prejuízos com os custos da energia elétrica. 

O equipamento é um dos componentes essenciais dentro de um projeto elétrico. Nele ficam todos os dispositivos necessários para a distribuição adequada da energia a todos os pontos estabelecidos para entrada e saída elétrica de interruptores, lâmpadas, chuveiros e aparelhos robustos como no caso do ar-condicionado, por exemplo.

Para que funcione corretamente sem causar acidentes, o quadro de distribuição deve apresentar com clareza os circuitos, ou seja, identificar os pontos para facilitar o trabalho de manutenção quando necessário.

Portanto, o quadro de distribuição ajuda na proteção de cabos e fios elétricos dos circuitos ao evitar possíveis sobrecargas, choques, entre outros problemas.

 

Quais componentes são essenciais para instalar um quadro de distribuição?

A instalação do quadro de distribuição deve atender às exigências estabelecidas em normas técnicas, como a NBR 5410. Além disso, deve-se priorizar a utilização de materiais e componentes elétricos de alta qualidade para garantir um projeto seguro.

 

Confira alguns elementos:

  • Quadro ou caixa de passagem de sobrepor;
  • Fios e Cabos dimensionados para circuito;
  • Disjuntor;
  • Alicate desencapador;
  • Etiquetas ou fitas para identificação dos disjuntores;
  • Equipamentos de Proteção Individual;
  • Prensa-cabos para proteção contra agentes externos (poeiras e água).

 

Segurança para Instalações de Quadros de Distribuição: Fale com a Kraus-Muller

Com uma linha completa de prensa-cabos, caixas de passagem, equipamentos de blindagem, entre outros dispositivos, a Kraus-Muller oferece soluções de qualidade com uma combinação de resistência e alta confiabilidade para garantir a instalação de diversos projetos elétricos.

 

Entre em contato com a nossa equipe técnica e conte com os componentes Kraus-Muller para a instação de quadros de distribuição com segurança, atendendo a diretrizes de qualidade.

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR