Prensa-Cabos, conheça os tipos e sua utilização!

Prensa-cabo Rosca NPT

Usado na montagem de painéis ou internamente em infraestruturas elétricas,

os Prensa-Cabos proporcionam a proteção do cabeamento com um excelente acabamento. Dessa forma, uma de suas funções é fixar os fios em caixas ou painéis elétricos, vedando as entradas deles. Por isso, existem diversos tipos de Prensa-Cabo para diferentes utilizações, sendo todos uma opção segura, econômica, resistente e de fácil manutenção.

Tipos de Prensa-Cabo: quais são e como utilizá-los?

Existem diversos tipos de Prensa-Cabos, com diferentes especificações. Quanto ao material de fabricação, eles podem ser metálicos, como de aço inox, latão niquelado e alumínio, ou de Termoplástico. Cada tipo de Prensa-Cabo adequa-se em diferentes necessidades, sendo usados em condições específicas.

O Prensa-Cabo de Termoplástico é um instrumento que conta com uma estrutura interna emborrachada. Dessa forma, além de possibilitar a fixação do fio elétrico, protege contra a entrada de partículas sólidas e líquidas, como poeira e água. Ele pode ser utilizado tanto em cabos robustos quanto nos cabos mais finos. Os Prensa-Cabos de Termoplástico conta com vários modelos, podendo ser:

  • Prensa-Cabo com Aliviador de Tensão: Indicado para fornecer uma resistência extra na extremidade do cabo atenuando o excesso de flexão. Tem proteção UV e IP 68;
  • Prensa-Cabo Multivias: viabiliza a passagem de vários cabos em um único orifício. Para isso, basta dimensionar a rosca e as características dos cabos para que a bucha multivias seja desenvolvida;
  • Prensa-Cabo Rosca PG: A Rosca PG é recomendada para ambientes com baixa vibração, por ter a profundidade dos fios de rosca rasos. Esse modelo foi criado na Alemanha (seu nome é a abreviação de Stahl-Panzer-Rohr-Gewind). Dessa forma, seus tamanhos são nomeados pelo prefixo PG.
  • Prensa-Cabo Rosca BSP: A Rosca BSP é indicada para conexões mais robustas devido a profundidade dos fios utilizados, permitindo maior segurança em casos de vibração ou pressão. Esse modelo de rosca (conhecido como British Standard Pipe ou Whitworth Gás) tem origem inglesa e apresenta um formato paralelo que resiste melhor a pressão.
  • Prensa-Cabo Rosca Métrica: A Rosca Métrica ou ISO Métrica é indicada para conexões mais robustas devido a profundidade dos fios utilizados, permitindo maior segurança em casos de vibração ou pressão. Esse modelo de rosca é paralelo e tem este nome por causa de seu diâmetro externo real. No caso dos prensa-cabos, se trata do diâmetro C. A Rosca Métrica é identificada com M maiúsculo e existem três tipos de passo de rosca: grossa, multa ou fina. No caso da Linha Kraus-Muller, elas são finas. Isso significa que o passo da rosca é de 1,5mm.

 

  • Prensa-Cabo Rosca NPT: A Rosca NPT é indicada para aplicação de estanqueidade e a sua utilização não depende do uso de porca para fixação, funcionando na base do encaixe entre o prensa-cabo e o furo da caixa ou equipamento. Esse modelo (cujo a abreviação vem de National Pipe Thread ) é uma rosca cônica de padrão americano e descrito em polegadas. Um exemplo de seu uso é a estanqueidade na válvula do gás de cozinha.  Como o próprio nome já diz, esse tipo de prensa cabo, ao ser rosqueado, prensa e aperta os fios e cabos elétricos.

Essa foi a nossa explicação sobre os tipos de Prensa-Cabo, com suas utilizações. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!