Prensa-cabos, como saber o tipo de rosca ideal para a sua aplicação

Prensa-cabos, como saber o tipo de rosca ideal para a sua aplicação

O prensa-cabo é uma peça que tem uma função fundamental na proteção de sua instalação elétrica. Ele evita, por exemplo, o contato direto com poeira, devido aos seus anéis de vedação, proporcionando resistência mecânica. Inclusive, ajuda a organizar a caixa de passagem e diminui a necessidade de realizar manutenções elétricas.

Prensa-cabos: existem diferentes roscas e formas

Os Prensa-Cabos existem em diferentes formas, tipos e roscas. Dessa forma, fica mais fácil usá-los em diferentes tipos de projetos, mantendo assim todas as instalações elétricas mais seguras. Conheça mais sobre os tipos de roscas dos prensa-cabos e saiba qual é a mais ideal para seu projeto:

Rosca BSP

O prensa-cabo Rosca BSP é indicado para conexões mais robustas devido a profundidade dos fios utilizados, permitindo maior segurança em casos de vibração ou pressão.

Esse modelo de rosca (conhecido como British Standard Pipe ou Whitworth Gás) tem origem inglesa e apresenta um formato paralelo que resiste melhor a pressão.

Elas possuem um diâmetro constante entre os fios de rosca e podemos encontrar esta medida representada pela letra G em alguns catálogos. É importante destacar que elas são descritas em polegadas, por exemplo:

 Rosca PG

O prensa-cabo Rosca PG é recomendado para ambientes com baixa vibração, por ter a profundidade dos fios de rosca rasos. Esse modelo foi criado na Alemanha (seu nome é a abreviação de Stahl-Panzer-Rohr-Gewind). Dessa forma, seus tamanhos são nomeados pelo prefixo PG.

Rosca NPT

 O prensa-cabo Rosca NPT é indicado para aplicação de estanqueidade e a sua utilização não depende do uso de porca para fixação, funcionando na base do encaixe entre o prensa-cabo e o furo da caixa ou equipamento.

Esse modelo (cujo a abreviação vem de National Pipe Thread) é uma rosca cônica de padrão americano e descrito em polegadas. Um exemplo de seu uso é a estanqueidade na válvula do gás de cozinha.

Rosca Métrica

O prensa-cabo Rosca Métrica ou ISO Métrica é indicado para conexões mais robustas devido a profundidade dos fios utilizados, permitindo maior segurança em casos de vibração ou pressão.

Esse modelo de rosca é paralelo e tem este nome por causa de seu diâmetro externo real. No caso dos Prensa-Cabos, se trata do diâmetro C

Prensa-cabos multivias Kraus-Muller

Desenvolvido para projetos especiais onde é necessário o uso de mais de um cabo no prensa-cabo, o modelo multivias viabiliza a passagem de vários cabos em um único orifício. Para isso, basta dimensionar a rosca e as características dos cabos para que a Kraus-Muller desenvolva buchas multivias de acordo com as necessidades do cliente.

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR