Prensa-cabo Rosca PG x Prensa-cabo Rosca BSP: principais diferenças e recomendações de uso

Prensa-cabo Rosca PG x Prensa-cabo Rosca BSP: principais diferenças e recomendações de uso

Com funcionamento simples, os prensa-cabos são produtos utilizados para proteger fios elétricos e caixas de passagem. Contudo, existem diferentes modelos disponíveis no mercado que são indicados para aplicações distintas. Consequentemente, é comum surgirem dúvidas, por exemplo, das diferenças entre o prensa-cabo rosca PG e o prensa-cabo rosca BSP.

 

Saiba as diferenças e quando usar o prensa-cabo rosca PG e prensa-cabo rosca BSP

Antes de mais nada, é válido dizer que tanto o prensa-cabo rosca PG quanto o prensa-cabo rosca BSP possuem uma combinação de alta confiabilidade e qualidade elevada. Ambos são compostos por corpo, porca cônica, anel de vedação, bucha e porca plana. 

Além disso, tratam-se de produtos resistentes, certificados internacionalmente e desenvolvidos com alto padrão de qualidade, seguindo rigorosas normas de segurança. Também têm a mesma função que, como o próprio nome já indica, ao ser rosqueado, uma de suas partes fica presa na caixa de passagem, enquanto a outra se prende no cabo, prensando e apertando os fios e cabos elétricos. 

Por esse motivo, pode ser difícil identificar as diferenças entre eles e quando utilizar cada um. Mas vale ressaltar que não existe um modelo melhor que o outro e sim o mais adequado para cada aplicação. 

Dito isso, a principal diferença entre esses dois modelos, é que o prensa-cabo rosca PG é indicado para ambientes com baixa vibração. Isso porque essa rosca é mais frágil e a profundidade dos fios de rosca são rasos. O seu modelo de rosca é de origem alemã e  recebe esse nome porque é a abreviação de Stahl-Panzer-Rohr-Gewind.

Por outro lado, o prensa-cabo rosca BSP tem o seu uso recomendado principalmente para aplicação em conexões mais robustas devido a profundidade dos fios utilizados. Ele pode ser utilizado para vedação das entradas de cabos elétricos em caixas de ligação, painéis de comando, motores elétricos e outros aparelhos.

Esse modelo de rosca, conhecido como British Standard Pipe ou Whitworth Gás, tem origem inglesa e apresenta um formato paralelo que resiste melhor à pressão e possui uma bucha cônica de aperto e vedação para a acomodação do cabo elétrico.

 

Como escolher o mais indicado para cada aplicação?

O uso adequado de prensa-cabos em uma instalação elétrica permite uma melhor fixação e vedação dos fios elétricos e auxilia diretamente na diminuição da perda de energia, bem como reduz os riscos de acidentes.

Para escolher entre o prensa-cabo rosca PG e o prensa-cabo BSP, então, é essencial avaliar cada projeto individualmente, pois os dispositivos precisam atender a necessidade dele. Ou seja, deve-se levar em consideração as exigências da instalação elétrica e prestar atenção ao ambiente e às condições de operação do componente. Afinal, esses são fatores que carregam certas propriedades necessárias para uma operação confiável. 

O tamanho, tanto as dimensões quanto o diâmetro dos prensa-cabos devem ser muito bem avaliados também. Além disso, certifique-se de que os dispositivos são produzidos de acordo com normas internacionais de padronização e com materiais de alta confiabilidade.

 

Conte com a Kraus-muller!

Os prensa-cabos são um equipamento pequeno, mas essencial em quase todos os setores. Portanto, a escolha entre os modelos, seja o prensa-cabo rosca PG, prensa-cabo BSP ou outros não deve ser subestimada. 

Pensando nisso, a Kraus-Muller tem uma linha completa de prensa-cabos que conferem segurança e qualidade para a sua instalação elétrica. Para saber mais ou solicitar um orçamento, entre em contato agora mesmo!

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR