Por que usar prensa-cabos de material termoplástico autoextinguível?

Os prensa-cabos de material termoplástico autoextinguível são uma parte importante da instalação elétrica. Eles são conectores usados ​​para vedar as extremidades dos cabos e fixá-los em terminais, gabinetes ou equipamentos elétricos de vários tipos. Dessa forma, é possível proteger a fiação elétrica sensível de influências externas, como umidade, contaminação, corrosão e até mesmo gás inflamável. 

Mas por que utilizar dispositivos projetados com esse material em vez de latão niquelado ou aço inoxidável? Continue lendo para descobrir!

Prensa-cabos de material termoplástico autoextinguível: benefícios e por que usá-los

Ideais para uso em várias aplicações elétricas e eletrônicas, os prensa-cabos de material termoplástico autoextinguível têm finalidades universais e podem ser usados em todos os tipos de cabos de energia elétrica, controle, dados, instrumentação e telecomunicações. 

Isso ocorre porque são fabricados com um material isolante de altíssima resistência mecânica. Dessa forma, quando comparados a dispositivos fabricados com outras matérias-primas, eles possuem maior capacidade de ajudar a melhorar a segurança, fornecer isolamento e muito mais. Sem contar que são uma escolha mais vantajosa do ponto de vista econômico.

O seu material termoplástico rígido é isolante e autoextinguível, o que previne e protege de qualquer situação de risco, protegendo o ambiente em que se encontra. Ou seja, a resistência ao impacto e sua alta garantia de proteção também merecem destaque, já que os prensa-cabos termoplásticos oferecem entrada de cabo resistente à corrosão em equipamentos elétricos. 

Vale ressaltar, ainda, que estamos falando de conectores leves e que fixam os cabos, impedindo que eles sejam dobrados ou puxados para fora, restringindo os movimentos ao redor do dispositivo. Isso ajuda a prevenir a quebra do condutor e reduz a probabilidade de falha.

Outras características e benefícios dos prensa-cabos termoplásticos são a facilidade de instalação, baixa manutenção, durabilidade, resistência, flexibilidade e sua reciclabilidade.

E, então, quando utilizar esses dispositivos?

Os prensa-cabos de material termoplástico autoextinguível oferecem flexibilidade de escolha. Eles vêm em uma ampla variedade de designs de garras e vedações, tornando-os extremamente adaptáveis ​​a uma ampla gama de aplicações de baixa ou alta tensão.

Devido à sua capacidade de resistir a condições instáveis, como mudanças de temperatura ou umidade, mantém uma longa vida útil. Portanto, é um dos materiais mais comuns e confiáveis ​​usados ​​em fiação e cabos elétricos, em todo o mundo.

Por exemplo, esses dispositivos podem suportar distorções e vibrações, tornando-os ideais para uso em indústrias petroquímicas. Além disso, por ser autoextinguível, é um material que retarda ou até mesmo elimina a propagação de chamas, demorando mais tempo para iniciar sua combustão e diminuindo a velocidade de queima e a emissão de fumaça. 

Um recurso como esse é especialmente importante em ambientes marinhos e configurações de alta temperatura, diminuindo o risco de danos devido à falta de energia elétrica ou explosões.

Procurando prensa-cabos termoplásticos? Conte com a Kraus-Muller!

Não importa a aplicação, a Kraus-Muller pode fornecer os melhores componentes para as suas instalações elétricas. Conheça o nosso catálogo completo, incluindo as opções de prensa-cabos de material termoplástico autoextinguível, e solicite um orçamento sem compromisso!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

TEM ALGUMA DÚVIDA?
ENTRE EM CONTATO
PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?