Planejamento e controle da manutenção: dicas para sua indústria

O planejamento e controle de manutenção é uma excelente alternativa para otimizar investimento.

A manutenção é uma etapa essencial para o bom funcionamento de qualquer indústria. No entanto, poucos empreendedores sabem da importância de realizar um bom planejamento e controle de manutenção (PCM) em sua fábrica. A falta de estruturação desse processo complica bastante o alcance de melhores resultados. Pensando nisso, separamos algumas dicas para otimizar o PCM de sua indústria.

Mas afinal, o que é o planejamento e controle da manutenção (PCM)?

Embora ainda esteja ligado a uma rotina operacional, o PCM trata-se de uma parte mais estratégica do setor de manutenção. Afinal, ele é responsável por direcionar todo o trabalho, indo desde o planejamento até a execução e análise da qualidade de todas as atividades executadas. Nesse planejamento, é preciso incluir informações importantes que não se limitam aos processos de manutenção, como:

  • Os procedimentos e equipamentos necessários para cumprir os requisitos de segurança durante as atividades;
  • Registro detalhado dos planos de manutenção;
  • Detalhamento dos recursos necessários para a execução das atividades (isso envolve insumos, materiais, peças de reposição, ferramentas e mão de obra).

Planejamento da manutenção

Nesta primeira fase, a atividade realizada é baseada na criação e gestão dos planos de manutenção, divididos nas seguintes categorias:

  • Manutenção preditiva;
  • Manutenção preventiva;
  • Inspeção sensitiva (que visa identificar falhas de vazamento, montagem, fontes de desperdícios, entre outras situações, por meio do trabalho humano utilizando os sentidos);
  • Definição de planos para rotinas como lubrificação, calibração e melhorias.

Os planos mencionados acima exigem diferentes formas de programação, gestão e execução. Contudo, todos possuem um ponto em comum: visam garantir a disponibilidade e a confiabilidade das máquinas e equipamentos na indústria.

Controle da Manutenção

Já o controle da manutenção está relacionado à medição e avaliação de tudo o que foi realizado nas etapas de programação e controle. Dessa forma, é nessa parte que definimos e implementamos métricas que serão utilizadas para validar e mensurar a eficácia das estratégias desenvolvidas no PCM.

Benefícios do PCM

Ao adotar o planejamento e controle da manutenção, um dos principais benefícios da prática é garantir que a manutenção seja feita de forma adequada, eficiente e acertada. Além disso, outra vantagem que deve ser destacada é o aumento de confiabilidade e disponibilidade dos ativos de sua fábrica, especialmente pelo fato deles serem monitorados corrigindo falha antecipadamente. Confira abaixo outras vantagens do PCM:

  • Redução da necessidade de reparos emergenciais e, consequentemente, das paradas não programadas;
  • Aumento da produtividade das equipes de manutenção;
  • Melhora nas condições de trabalho e na segurança dos colaboradores;
  • Melhora na conservação dos ativos;
  • Aumento do ciclo de vida dos equipamentos e das peças de reposição (evitando substituição prematura).

Como fazer um bom planejamento e controle da manutenção

Agora que o conceito de PCM está mais claro para vocês, separamos cinco dicas importante para implementá-lo e otimizá-lo em sua indústria. Então, não deixe de ler todas as nossas valiosas dicas!

O planejamento e controle de manutenção é uma excelente alternativa para otimizar investimento.

O planejamento e controle de manutenção é uma excelente alternativa para otimizar investimento.

1. Pesquise bem sobre as manutenções

Para colocar em prática um planejamento eficiente, é fundamental levantar uma quantidade relevante de informações à respeito das máquinas e dos equipamentos, como as principais falhas do processo produtivo, entre outras coisas.

2. Crie e analise os dados

Ao estabelecer o controle das atividades por meio das ordens de serviço, é o momento de analisar os dados apontados pelos técnicos durante a manutenção e convertê-los em informações pertinentes. Afinal, elas vão te ajudar a quantificar todos os aspectos registrados. A partir dessa análise, será possível entender melhor a situação do setor e o que é necessário para implementar o planejamento mais adequado para a realidade e necessidade da empresa.

3. Elabore os planos de manutenção preventiva e preditiva

A elaboração dos planos é um dos principais responsáveis por tornar o PCM eficaz. Independentemente do método e da ferramenta escolhida, há algumas informações que devem ser registradas:

  • Cronograma: o primeiro passo é definir os cronogramas para a realização de manutenções preventivas e preditivas. Além disso, deve-se conscientizar os colaboradores para a importância de executar esse cronograma. Afinal, quando uma parada ocorre sem ter sido programada, compromete a produtividade na empresa e eleva os custos;
  • Instrução de serviço para as manutenções: após definir as questões relacionadas ao cronograma e ao período de parada, deve-se registrar os procedimentos que serão executados pela equipe de manutenção, detalhando itens como rotinas de inspeção; trocas de peças; troca de óleo e lubrificação; limpeza das máquinas e planejamento dos recursos.

4. Acompanhe os resultados

Não pense que a tarefa acaba após a implementação do modelo PCM. Além de fazê-lo funcionar, é essencial acompanhar o desempenho e verificar aspectos para futuras melhorias. Afinal, sem mensurar os impactos (sejam positivos ou negativos) fica difícil manter um planejamento eficiente.

5. Crie uma rotina de melhorias contínuas

Por fim, a última dica é complementar à anterior: desenvolva-se constantemente. Não existe plano perfeito, isso quer dizer que o seu planejamento deve ser adaptado e aperfeiçoado constantemente.

Como você pôde ver, o planejamento e controle da manutenção é fundamental para garantir um bom índice de disponibilidade das máquinas, tornar a equipe mais produtiva e, ao mesmo tempo, otimizar as rotinas da linha de produção.

Essas foram as nossas 5 dicas para ajudar no planejamento de manutenções de sua indústria. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica industrial segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!