Para que serve a régua de borne?

A régua de borne é um dispositivo que tem como principal função permitir a conexão dos periféricos internos e os externos ao painel. Ou seja, basicamente a régua é a responsável por fazer toda a interligação entre o equipamento e o painel central.

Às vezes, por conta da distância ou do difícil acesso, os cabos ainda precisam passar também por caixas de passagem. Quando isso ocorre, as réguas de borne são instaladas nessas caixas. Mas você sabe qual a finalidade de utilizar as réguas e até mesmo o que são bornes?

Por que usar a régua de borne?

A régua de borne facilita a instalação e a conexão dos quadros elétricos. De forma prática, pode-se dizer que organiza o cabeamento e garante a segurança mecânica e elétrica do painel. Também ajuda na manutenção de máquinas, o que possibilita descobrir mais facilmente os possíveis defeitos nos equipamentos e cabos ligados fora do quadro.

Além disso, a régua de borne torna mais fácil todo o processo de conexão e desconexão dos cabos, e da medição, tanto da tensão e corrente, quanto da resistência.

Mas o que são boners?

Para entender mais sobre o que é régua de borne, é importante entender ainda o que são os bornes.

Chamado de borne, terminal ou conector de passagem, ele é um dispositivo que serve como um conector de cabos. Ou seja, trabalha de forma segura como ponto de conexão entre os fios ou plugues e os aparelhos. Evitando a necessidade de emenda dos fios elétricos, o borne também distribui energia dentro do quadro em que foi instalado.

Os bornes precisam ser conferidos regularmente. De forma constante, também devem ser feitos reapertos, especialmente se estiverem em painéis nos quais estão conectadas máquinas sujeitas à vibração. Suas cores variadas facilitam na identificação.<

Vantagens da régua de borne

Existem diversos tipos de conectores no mercado, porém os bornes são os mais usados. Eles, juntamente com a régua, têm algumas vantagens:

  • Menor custo;
  • Otimização do espaço nos painéis;
  • Mantêm o cabeamento organizado;
  • Reduz o custo de instalação;
  • Fácil montagem e manutenção;
  • Garante a proteção dos aparelhos.

Essa foi nossa explicação sobre o que é borne e para que serve a régua de borne. Acompanhe as notícias em nosso blog. Nele, abordamos a importância de uma instalação elétrica industrial segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e eletrodutos corrugados, confira!

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!