Padrão de cores dos fios elétricos: tudo o que você precisa saber

Os profissionais que trabalham com instalações elétricas têm a responsabilidade de identificar as necessidades de cada projeto e o tipo de fio ou cabo recomendado para garantir o funcionamento correto da rede e, sobretudo, preservar a segurança de todos. 

Um dos principais quesitos para uma instalação adequada é saber determinar o padrão de cores dos fios elétricos. Nos projetos e obras realizadas no Brasil, a Norma NBR 5410 traz diretrizes para instalações elétricas de baixa tensão, com diversas regulamentações e uma tabela de cores para revestimentos dos fios a partir da função dos condutores.

Entenda o padrão de cores dos fios elétricos

Condutor Neutro: azul-claro

A utilização deste condutor deve levar em consideração vários critérios técnicos para o dimensionamento do cabo elétrico. Um condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar usado para esta função neutra devem ser identificados pela cor azul-clara.

Condutor de Proteção: verde ou verde-amarela

O cabo de aterramento, popularmente chamado de fio-terra, possui a função de proteção da instalação elétrica. As cores exclusivas para essa finalidade são a verde ou verde-amarela, conforme a Norma NBR 5410.

Qualquer tipo de cabo pode ser utilizado como condutor de proteção; basta que sua aplicação seja feita de acordo com as regras de dimensionamento, com espessura recomendada para a rede. No entanto, é muito importante identificar todos os pontos visíveis do cabo com o padrão de cor estabelecido para o condutor de proteção. É assim que o projeto ficará totalmente seguro.

Condutor Fase: preto, branco ou vermelho

Os projetos de rede elétrica do condutor fase podem utilizar qualquer cor que já não tenha sido estabelecida pela Norma NBR 5410 para os outros tipos de condutores. Geralmente, os profissionais fazem o uso das cores, preta, branco ou vermelho para esse tipo de instalação. Cabos de retorno, muito utilizados em interruptores com a função liga e desliga de lâmpadas, são instalados com a mesma regra do condutor de fase.

Sendo assim, é importante ficar atento ao padrão determinado para as outras funções dos condutores. Portanto, nos condutores de fase e retorno, evite utilizar o revestimento do cabo elétrico com as cores azul-claro (neutro) e verde ou verde-amarela (proteção).

Segurança de instalações elétricas

Diversas redes elétricas de construções e projetos antigos podem apresentar variadas cores de cabeamento, o que pode acarretar em riscos de curto-circuito e choques elétricos para os profissionais que precisam mexer na rede.

Fique atento ao padrão de cores para cada fio elétrico e, em caso de dúvidas, consulte o mapa da instalação e faça a medição dos cabos e condutores.

Pensou em instalações elétricas com máxima proteção? Pensou na Kraus-Muller!

A Kraus-Muller possui uma linha completa de componentes e acessórios, como os prensa-cabos, desenvolvidos com materiais de alta qualidade para garantir máxima proteção para todos os fios elétricos. Entre em contato com a nossa equipe, conheça nosso catálogo de produtos e descubra como podemos ajudar você a fazer instalações elétricas com máxima segurança.

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR