O que fazer depois de um curto circuito?

O que fazer depois de um curto circuito?

Infelizmente, o risco de curto circuitos está presente, mesmo que pouco, em qualquer tipo de instalação elétrica. Quando um problema desse tipo ocorrer, o importante é antes de tudo, manter a calma e não se assustar. Um ponto muito importante no quesito curto-circuito é trabalhar para evitá-lo.

Curto-circuito: cuidado com os riscos e preste atenção no que fazer

Se você notar um curto-circuito, é melhor parar de usar o sistema que está tendo problemas e pedir ajuda o mais rápido possível. Existem muitos problemas que podem causar um curto circuito. Um parafuso simples que não esteja apertado adequadamente é suficiente para fazer o interruptor superaquecer ou até parar o chuveiro. Em situações mais sérias, o problema pode ser com fios soltos e expostos que estão se encostando. Nesses casos, o risco é maior, pois a pessoa pode eventualmente tocar no fio e fechar o curto, causando acidentes fatais. Entenda mais sobre os curto circuitos e entenda o que fazer depois:

Cuidado com o disjuntor

Muito mais que um sistema de proteção, o disjuntor também avisa quando algo está errado com a fonte de alimentação. Se você sempre executa uma ação que desarma um disjuntor, pode ter certeza de que algo nesse sistema está em curto! Desde ligar o chuveiro ao ligar outro produto que puxa muita energia. Nunca ignore os sinais do disjuntor. Este importante sistema de segurança nunca deve ser ignorado. Portanto, toda vez que o disjuntor cair, não o ligue novamente sem tentar encontrar a causa do problema.

Você sabe quando um curto circuito está acontecendo? É importante!

Quando um curto circuito acontece, ele apresenta sinais importantes de que algo está errado. Dessa forma, se atente aos sinais de que o curto-circuito está acontecendo:

Cheiro de queimado – geralmente é a primeira indicação de que algo está errado com alguma instalação ou equipamento elétrico. Esse sinal é muito perceptível, afinal, as pontas curtas queimam e derreterão as peças de borracha que protegem os fios. Portanto, você pode sentir esse cheiro de plástico queimado toda vez que usar um sistema com hardware em curto ou danificado.

Tomadas manchadas – Ao fazer com que o plástico queime (que tem fumaça preta), toda a parte da estrutura próxima fica manchada. Isso significa que fios, soquetes, interruptores e até mesmo uma parede podem obter aquele visual preto distinto de plástico queimado.

Lâmpadas e equipamentos com vida útil reduzida – Uma sobrecarga elétrica pode fazer com que o equipamento pare de funcionar por um período especificado. Se você descobrir que algumas lâmpadas queimam muito rapidamente, você tem um equipamento eletrônico que quebra com frequência, é provável que haja um curto circuito.

Para maior segurança na sua rede elétrica? Use produtos Kraus-Muller!

Curto circuitos são impossíveis de evitar completamente, mas com uma boa manutenção, uso de produtos adequados e exatamente específicos para sua instalação elétrica, os riscos diminuem drasticamente. Dessa forma, você estará mais protegido e as manutenções elétricas serão mais fáceis.

Entre em contato conosco e conheça nossa linha completa de produtos!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR