O que é o sistema de energia solar?

Atualmente, o sistema de energia solar tem se tornado cada vez mais uma alternativa comum para residências e empresas. Isso porque tem alguns benefícios, sendo um dos principais dispensar o uso da elétrica convencional, que agride o meio ambiente e acaba saindo mais cara para o consumidor. 

O investimento em um sistema de captação de energia solar pode ser feito, então, com o objetivo de reduzir parte das despesas. Para as empresas, isso significa ainda conseguir aumentar o seu faturamento. 

Como funciona o sistema de energia solar?

O sol é uma fonte muito importante de energia renovável. Fazer o aproveitamento dele para gerar eletricidade é uma das formas de contribuir com a proteção ao meio ambiente. O sistema que capta a energia solar para transformá-la em elétrica e térmica, chama-se fotovoltaico. Tal sistema é composto, basicamente, pelo painel e pelo inversor solar. 

Os painéis de energia solar devem ser dispostos de forma adequada no telhado do imóvel e em sua montagem podem ser utilizadas caixas de passagem. Eles serão os responsáveis pela captação dos raios solares. Já o inversor solar faz a conversão da energia solar em elétrica, transformando a corrente contínua em alternada. isso permite que os aparelhos elétricos, tais como televisão e computadores possam funcionar. 

A energia sai do inversor e vai para o quadro de luz, que faz a distribuição da mesma pelo imóvel. 

Qual o processo para instalar um sistema de energia solar?

Quando surge o interesse em instalar um sistema de energia solar, o imóvel deve ser avaliado para confirmar a viabilidade da instalação. É necessário contar com uma infraestrutura mínima para instalar os painéis solares. 

Além disso, o projeto de implementação do sistema de energia solar deve ser calculado antes da instalação. Os custos, no entanto, acabam representando um bom investimento. Isso porque esse sistema apresenta vantagens como:

  • Melhor custo-benefício;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Diminuição na conta de luz elétrica convencional;
  • A energia pode ser acumulada.

Componentes para a instalação do sistema de energia solar

A mão de obra deve estar incluída nos gastos da instalação do sistema de energia solar, assim como alguns componentes eletrônicos. É o caso, por exemplo, de:

  • Conectores;
  • Fusíveis;
  • Cabos;
  • Disjuntores;
  • Eletrodutos;
  • Parafusos;
  • Quadros elétricos;
  • Caixas de passagem.

As caixas de passagem da Kraus-Muller unem segurança e qualidade, com fácil adaptação ao seu ambiente e que podem ser usadas para a montagem de painéis de energia solar.

Essa foi a nossa explicação sobre sistema de energia solar. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

TEM ALGUMA DÚVIDA?
ENTRE EM CONTATO
PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?