O que é a análise SWOT e por que você deve implementar em sua indústria

A análise SWOT é um estratégia eficiente para desenvolver a sua empresa.

A análise SWOT é uma ferramenta clássica de administração que significa, em inglês: Strenghts (pontos fortes); Weaknesses (pontos fracos); Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças para o negócio). O principal objetivo desta estratégia é identificar e listar todos os pontos fortes e fracos; oportunidades e ameaças de uma empresa. Com ela, é possível formular uma lista de informações valiosas para que o empreendedor organize um plano consistente.

Como aplicar a análise SWOT

Aplicar a análise SWOT não é uma tarefa complicada, muito pelo contrário. A verdadeira análise consiste em identificar, corretamente, os pontos fortes e fracos da indústria, assim como suas ameaças e oportunidades de crescimento.

Strenghts (Pontos fortes da sua empresa)

Quais são os verdadeiros pontos fortes da sua indústria? Mas nessa parte, tome cuidado para não confundir opiniões pessoais com fatos. Para evitar o viés, é importante pedir uma segunda opinião. Para ajudar na elaboração, aqui estão alguns exemplos de pontos fortes:

• Produto com qualidade superior;
• Produto com melhor preço;
• Atendimento elogiado pelos clientes;
• Equipe unida e motivada de alta produtividade.

A análise SWOT é um estratégia eficiente para desenvolver a sua empresa.

A análise SWOT é um estratégia eficiente para desenvolver a sua empresa.

Weaknesses (Pontos fracos de sua indústria)

Assim como no item anterior, é importante ser realista. Se preferir, em vez de nomear como fraqueza, use “oportunidades de melhorias”. O termo em si não importa, o que vale é reconhecer o que a sua indústria pode melhorar. Afinal, mesmo as melhores fábricas estão em busca do desenvolvimento contínuo. Quanto mais bem elaborada for essa relação de fraquezas, maior serão suas chances de corrigir falhas.

Alguns exemplos de fraquezas são:

• Equipe mal treinada ou desmotivada;
• Falta de organização e documentação de processos;
• Sistemas de gestão não atende as necessidades da indústria;
• Falta de padronização no processo produtivo.

Opportunities (oportunidades para o negócio)

Quais são as oportunidades que estão no caminho da sua indústria? Portanto, trace uma estratégia com objetivos, indicadores e metas bem definidas.

Sendo assim, tenha foco nesse campo, priorize oportunidades disponíveis com a estratégia geral da indústria. A fim de facilitar o entendimento, veja alguns exemplos:

• Desenvolvimento de novos produtos e serviços;
• Expansão da carteira de clientes e setores da economia atendidos;
• Incentivos governamentais para o seu setor;
• Incentivos governamentais para os setores de seus clientes.

Threats (ameaças para o negócio)

Antecipar riscos é a melhor forma de evitar problemas em seu negócio. Então, pense: quais são as verdadeiras ameaças para sua indústria? Para essa resposta, você deve conhecer muito bem o seu modelo de negócio e os seus concorrentes.

Ademais, comece a lista com os problemas que a sua indústria está enfrentando ou pode enfrentar com a concorrência.

Abaixo estão alguns exemplos para ilustrar:

• Novos e maiores concorrentes;
• Perda de colaboradores fundamentais;
• Mudança de leis e tributos.

Essa foi nossa explicação sobre a importância da análise SWOT para alavancar os resultados de sua indústria. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica industrial segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

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