O que considerar para comprar uma caixa de passagem?

O que considerar para comprar uma caixa de passagem?

As conexões dos fios responsáveis ​​por alimentar muitos dispositivos e equipamentos são um dos elos mais vulneráveis em um sistema elétrico. Se elas forem danificadas, soltas ou separadas, você ficará sem energia ou, pior, poderá causar um acidente. As caixas de passagem, então, são gabinetes que abrigam essas conexões e destinam-se a protegê-las. Porém, também são projetadas para uma variedade de locais e aplicações, fazendo com que você precise saber o que levar em consideração para comprar uma caixa de passagem.

Descubra o que levar em consideração para comprar uma caixa de passagem!

Há uma grande variedade de caixas de passagem disponíveis no mercado, que diferem entre si pelo tamanho, forma, número de conexões de fios e composição. Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre o que levar em consideração para comprar uma caixa de passagem, a primeira coisa que você deve pensar é nas necessidades de sua instalação.

Assim, antes de iniciar qualquer outro projeto elétrico, considere esses fatores:

Material com o qual a caixa de passagem é feita

A quantidade de proteção e durabilidade que uma caixa de passagem oferece depende muito de sua composição de material. E, embora também possam ser projetadas com materiais classificados como metais, a maioria das caixas são feitas com material termoplástico auto-extinguível.

Isso porque esse é um material bastante utilizado graças à sua resistência química, mecânica e a impactos, bem como sua estabilidade térmica. Outro ponto importante é que as caixas de passagem de material termoplástico possuem maior facilidade de fabricação e não requerem aterramento.

Tamanho e número de terminais para conexão de fio disponível na caixa de passagem

Além de poderem ser fabricadas com uma variedade de materiais, as caixas de passagem também estão disponíveis em diversos tamanhos. Contudo, deve-se ter em mente que o tamanho e a forma mais adequados vão depender de cada instalação.

Isso ocorre principalmente porque o número de fios, dispositivos e acessórios permitidos dentro dessas caixas é limitado. Assim, se ela for muito pequena, pode não ser possível abrigar todas as conexões necessárias, correndo o risco de ficar perigosamente quente.

Dessa forma, a escolha do tamanho vai depender de muitos fatores, como o número de aparelhos elétricos que você tem em sua casa, comércio ou indústria, o número de circuitos elétricos, lâmpadas, tomadas, áreas úmidas como banheiro ou cozinha, seus sistemas de aquecimento e/ou ar condicionado, etc.

Classificação de proteção da caixa de passagem

Ao comprar uma caixa de passagem, é imprescindível conhecer as condições ambientais do local onde será feita a instalação. Afinal, cada ambiente possui características próprias, como temperatura, umidade, exposição ao vento, possibilidade de chuva, entre outros. 

Com isso em mente, uma das principais coisas que você deve levar em consideração para comprar uma caixa de passagem é o grau de proteção que ela oferece contra a entrada de objetos estranhos e umidade. Esse grau é identificado pelas letras IP seguidas de dois dígitos, que se referem ao nível de proteção.

Dessa forma, dependendo do local de instalação, ela deve ter um grau de proteção IP diferente contra agentes externos:

  • IP 44: alta resistência à água, garante uma boa proteção contra sólidos e líquidos;
  • IP 65: garante proteção total contra a penetração de sólidos, como pó, e respingos de água;
  • IP 66: à prova de poeira e protegido contra poderosos jatos de água;
  • IP 67: resistem à imersão completa em água, podendo ser submersos a uma profundidade de um metro por meia hora.

Confiabilidade do desempenho: conte com a Kraus-Muller

O uso de caixas de passagem é essencial para garantir a segurança elétrica. No entanto, para isso, ela deve ser projetada com materiais de qualidade e por um fabricante experiente. Pensando nisso, a Kraus-Muller desenvolveu uma linha de caixas de passagem que oferece a mais alta qualidade e confiabilidade para os seus projetos de instalação elétrica. 

Temos uma grande variedade em termos de designs e tamanhos, por isso com certeza encontrará aquele que melhor se adapta ao que procura. Agora que você já sabe o que levar em consideração para comprar uma caixa de passagem, entre em contato e solicite um orçamento!

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR