Instalações elétricas, entenda a importância do prensa-cabo metálico

Prensa-cabo Metálico Rosca BSP

Com o objetivo de proteger a instalação elétrica, o prensa-cabo metálico é desenvolvido para evitar o contato com partículas tanto sólidas quanto líquidas, como a poeira e a água. Além disso, também serve para evitar perdas de energia com anéis de vedação e resistência mecânica.

Possibilitando a fixação do fio elétrico e a proteção do cabeamento, o Prensa-Cabo Metálico pode ser usado em cabos robustos e nos mais finos. Ele pode ser utilizado na montagem de painéis ou internamente em infraestruturas elétricas e por ser metálico, apresenta resistência mecânica superior aos prensa-cabos de plástico, tornando esse tipo de prensa-cabo muito procurado.

Tipos de Prensa-Cabo Metálico

Existem vários modelos de Prensa-Cabo Metálico de diversos materiais: Latão Niquelado, Alumínio e Inox, PA 5 e borracha injetável. Fabricados seguindo a norma DIN 46320 – EN 50262, significa que os prensa-cabos são feitos de maneira padronizada e com segurança. Os tipos de Prensa-Cabo Metálico que podem ser encontrados são:

Prensa-Cabo Metálico Rosca PG

Por ter a profundidade dos fios de rosca rasos, esse modelo de Prensa-Cabo Metálico é recomendado para ambientes com baixa vibração. Além disso, ele é indicado para furo roscado ou passante.

Os tamanhos do Prensa-Cabo Metálico Rosca PG são nomeados pelo prefixo PG.

Prensa-Cabo Metálico Rosca Métrica

Esse modelo de Prensa-Cabo Metálico permite ter mais segurança em casos de vibração ou pressão e é indicado para furo roscado ou passante, em conexões mais robustas devido a profundidade dos fios utilizados.

O nome desse modelo de rosca é por conta de seu diâmetro externo real. No caso dos prensa-cabos, trata-se do diâmetro C. A Rosca Métrica é identificada com M maiúsculo e existem três tipos de passo de rosca: grossa, multa ou fina.

Prensa-Cabo Metálico Rosca NPT

Indicado para aplicação de estanqueidade, a utilização do Prensa-Cabo Metálico Rosca NPT é indicado para furo roscado e não depende do uso de porca para fixação. Ele é encaixado no furo da caixa ou equipamento.

Essa rosca NPT, que é a abreviação de National Pipe Thread, é cônica de padrão americano e descrita em polegadas. Um exemplo de seu uso é a estanqueidade na válvula do gás de cozinha.

Prensa-cabo Metálico Rosca BSP

Recomendado para conexões mais robustas por causa da profundidade dos fios utilizados, permitindo mais segurança em casos de vibração ou pressão.

Conhecido como British Standard Pipe ou Whitworth Gás, esse modelo de rosca tem origem inglesa e apresenta um formato paralelo que resiste melhor a pressão. Elas possuem um diâmetro constante entre os fios de rosca. Em alguns catálogos, essa medida é representada pela letra G.

Gostou da nossa explicação sobre Prensa-Cabo Metálico?  Acompanhe nossas outras notícias, pois abordamos a importância de uma instalação elétrica segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR