Instalação elétrica em condomínios: por que fazer a revisão preventiva?

Instalação elétrica em condomínios: por que fazer a revisão preventiva?

A revisão preventiva das instalações elétricas nos condomínios deve ser um dos itens essenciais nos projetos residenciais para garantir a segurança do patrimônio e, principalmente, das pessoas que frequentam o local. Recomenda-se que edificações façam uma inspeção a cada seis meses e uma análise mais apurada a cada cinco anos, enquanto as novas edificações podem aguardar um período de até dez anos para a troca de equipamentos. 

No entanto, há muitos casos de condomínios com mais de 25 anos de construção que necessitam de inspeções constantes em toda a rede elétrica e, consequentemente, a revisão dos componentes e dispositivos, entre eles painéis elétricos, caixas de passagem, conduites, prensa-cabos etc.

 

Importância da manutenção de instalações elétricas

Alguns estudos na área relatam que uma construção com projeto elétrico adequado pode reduzir em até 5% o valor das contas de energias. Mas afinal, além disso, por que é importante fazer a revisão preventiva das instalações elétricas condominiais?

São muitos os riscos causados pela falta de revisão preventiva e manutenções nas instalações em condomínios. Quedas de energia, choques, curtos-circuitos e incêndios são alguns dos acidentes provocados pela demora em realizar manutenções prévias em períodos de tempo adequados.

Manter as instalações elétricas em condomínios de acordo com as normas técnicas de qualidade e segurança também é fundamental, já que a regulamentação estabelece diversos critérios para garantir a proteção das construções e pessoas que convivem no espaço. 

 

Problemas mais comuns no sistema elétrico de edifícios

Uma das irregularidades mais observadas em edificações residenciais é o armazenamento de materiais inflamáveis nos centros de medição elétrica, que obrigatoriamente precisam ser mantidos com espaços livres.

Já nos apartamentos, um dos erros mais comuns e prejudiciais é a troca da capacidade elétrica nos quadros de energia, o que pode sobrecarregar fios e cabos elétricos de toda a rede do condomínio. 

 

Revisão preventiva em condomínios: sinais de falhas

Independentemente se a rede elétrica dos condomínios é nova ou antiga, é importante se atentar aos sinais de falhas relacionados à capacidade da instalação para suportar a demanda da edificação.

Algumas falhas podem começar a ficar aparentes, como tomadas esquentando, pequenos choques elétricos, quedas de energia, luz piscando, quedas dos disjuntores, cheiro de fumaça etc.

 

Benefícios da Manutenção Elétrica:

  • Segurança do patrimônio 
  • Proteção de pessoas
  • Economia de custos
  • Eficiência no uso de energia elétrica

 

O que fazer após a revisão preventiva no condomínio?

Nas inspeções da rede elétrica do condomínio, os responsáveis devem providenciar a troca de equipamentos, componentes elétricos e dispositivos. Em muitos casos, substituir apenas o disjuntor pode não ser uma medida totalmente eficaz. 

Portanto, tenha o auxílio de profissionais especializados que priorizem a utilização de componentes e equipamentos certificados, desenvolvidos por fornecedores comprometidos com a segurança e a qualidade dos materiais.

 

Instalações Elétricas com total Segurança para Condomínios é com a Kraus-Muller

A Kraus-Muller possui mais de 20 anos de experiência com uma linha de produtos de alta qualidade, resistência e confiabilidade para instalações elétricas de diversos setores, como projetos em construções de condomínios. 

Entre em contato com a nossa equipe técnica para selecionar os melhores componentes elétricos Kraus-Muller para suas instalações, como caixas de passagem, conduites, prensa-cabos, entre outros. 

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR