Inspeção elétrica, conheça os itens que podem te prejudicar

Inspeção elétrica, conheça os itens que podem te prejudicar

A inspeção elétrica é um ato obrigatório e necessário para avaliar se estabelecimentos podem se manter abertos e possuírem o alvará, consequentemente. A inspeção consiste em verificar visualmente se as instalações elétricas estão funcionando corretamente, se estão de acordo com as normais, se existe algum problema no sistema, desde a entrada da energia até a sua distribuição.

Inspeção elétrica: manter tudo em conformidade é essencial

A inspeção elétrica existe para trazer segurança para funcionários, clientes e frequentadores do estabelecimento, impedindo que curto-circuitos ocorram, assim como qualquer outro tipo de falha elétrica. Saiba quais são os fatores que mais apresentam problemas na inspeção e atente-se!

Preste atenção nos seguintes itens:

  • cabos que aquecem facilmente, apresentam cheiro de queimado ou se estão sobrecarregados;
  • evite ou troque o fundo de madeira de disjuntores, assim como não tenha modelos obsoletos, que usam chaves tipo faca e cartuchos rolha;
  • Verifique com que frequência lâmpadas queimam no estabelecimento;
  • Observe se algum fio está solto ou apresenta chance de se deslocar;
  • Veja se algum material elétrico está próximo de locais úmidos. Se estiver, faça as alterações necessárias para que nunca a fiação fique próxima de locais molhados. Caso o fio molhe, pode haver um curto-circuito ou até mesmo um acidente.
  • Quadros de energia não podem estar sem portas ou até mesmo com portas danificadas e sem a devida notificação;
  • Fios soltos, descascados, sem proteção e com fácil acesso de crianças devem ser rapidamente mudados;
  • Verifique se existem luzes de emergência em quantidade ideal para o tamanho do estabelecimento e se elas estão corretamente carregadas e posicionadas em locais de fácil acesso;
  • O sistema de pára-raios deve ser vistoriado pelo menos uma vez por ano, sendo assim, verifique se esse dispositivo está em conformidade;
  • Todos os produtos elétricos do estabelecimento devem ter o selo do Inmetro, uma certificação de qualidade conhecida pelo país;
  • Certifique-se de que seu estabelecimento está de acordo com a norma NBR 5410, que estabelece os critérios de segurança para instalações de energia de baixa tensão.

 

Afinal, para que serve o laudo elétrico?

O laudo elétrico é dado pelo resultado da avaliação dos especialistas. Caracteriza-se por ser um relatório técnico assinado por um engenheiro eletricista registrado no CREA. Esse documento é essencial para o funcionamento do estabelecimento e para segurança.

Conte com a Kraus-Muller

Essa foi nossa explicação sobre inspeção elétrica. Acompanhe as notícias em nosso blog. Nele, abordamos a importância de uma instalação elétrica industrial segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e eletrodutos corrugados, confira!

 

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR