Informações úteis sobre manutenção elétrica

A manutenção elétrica é um conjunto de ações de verificação das instalações elétricas com determinada frequência, para poder prevenir sobrecargas e curto-circuitos, e pausa nas operações, caso seja uma indústria. Inclusive, as manutenções desse tipo geralmente são mais realizadas em indústrias, com a intenção de manter a segurança e a demanda dos funcionários sem pausas, que geralmente podem ocorrer por problemas de queda de energia e desligamento dos equipamentos, por exemplo.

O que saber sobre a manutenção elétrica?

A manutenção de instalações elétricas na indústria é responsável pelo funcionamento eficiente dos serviços relacionados à eletricidade na organização. Portanto, esta ação deve abranger todos os locais da empresa, envolvendo monitoramento, estabilização, fixação de cabos e até mesmo de componentes no sistema. Poder contar com produtos de qualidade e que diminuam as chances de problemas elétricos é uma das maiores recomendações. Confira informações úteis sobre esse tipo de manutenção e entenda mais:

Qual a periodicidade ideal para a manutenção elétrica?

Não existe uma frequência fixa ou até mesmo considerada correta de manutenção elétrica. Além disso, tudo dependerá do tipo de uso da propriedade, que influencia bastante nessa decisão. Por exemplo, em setores industriais, a manutenção elétrica precisa ter uma frequência maior ou até ser constante, porque a operação adequada da máquina é crucial para a produção, assim como falhas elétricas podem causar grandes perdas (até milhões de realidades).

Assim, grandes empresas possuem equipes especializadas  que realizam essa manutenção praticamente em tempo real, monitorando todos os equipamentos, sua operação e possíveis defeitos. Além disso, esses locais geralmente utilizam produtos elétricos padronizados e certificados, que por sua vez apresentam menos problemas do que outros inferiores e sem certificação.

O que deve ser vistoriado?

Durante uma manutenção elétrica, a equipe deve ter muita atenção e fazer a verificação em todos os setores necessários, sendo assim, é preciso ter uma lista do que vistoriar e em qual setor. Confira quais são os itens que precisam de vistoria:

  • transformadores;
  • geradores;
  • maquinário em geral;
  • cabos e caixas de passagem;
  • comunicação digital;
  • sistemas de iluminação;
  • sistemas em geral (verificar se há sobretensão);
  • transformadores;
  • hidráulica;
  • pneumática.

Conte com a Kraus-Muller

Há mais de 2 décadas no mercado, a Kraus-Muller produz soluções elétricas de qualidade que auxiliam em qualquer instalação elétrica. Com produtos que tornam a manutenção mais fácil e com menores riscos, a Kraus-Muller possui qualidade diferenciada, e entrega soluções que fazem toda a diferença!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR