Entenda porque conduítes são ideais para sua instalação

Instalações elétricas precisam estar apropriadamente configuradas para garantir a segurança do local e das pessoas que vivem ou trabalham naquele ambiente. Para isso, é essencial o uso dos conduítes. Esses itens são de uso imprescindível em qualquer instalação elétrica. Tratam-se de tubos que podem ser feitos de variados materiais e servem para abrigar condutores de energia, ou seja, fios e cabos elétricos.

 

Os conduítes tem como finalidade proteger a fiação de ações externas, como choques, atritos, deterioração por agentes químicos, umidades e até mesmo acidentes mais sérios, com incêndios que podem decorrer de um curto-circuito.

 

Dessa forma, esses objetos são os ideais para a sua instalação elétrica. São os itens mais indicados quando trata-se de garantir segurança com precisão, praticidade e eficiência. Em alguns casos, também podem ser usados com finalidade estética, ou seja, para decoração, ficando expostos ao invés de dentro de uma parede. São uma solução econômica e prática para qualquer residência, sem deixar de desempenhar sua função primordial de proteger as fiações.

 

Conduítes: quais os tipos existem?

Os conduítes, também chamados de eletrodutos, possuem classificações devido ao seu formato e tamanho, bem como material que são fabricados. Cada tipo de conduíte é feito para dar resultado a um caso específico de aplicação e contexto. Portanto, é importante se informar bem sobre quais são esses modelos antes de adquiri-los. Tenha a certeza que está comprando o objeto correto ao conferir cada categoria a seguir:

 

Conduíte rígido

São conduítes de superfícies dura, que não podem ser dobrados. Podem ser fabricados de metal, com tubos galvanizados, ou em PVC. Os conduítes rígidos de metal, no entanto, são mais comuns. São os modelos que também podem ser utilizados como peças de decoração.

 

Esse tipo de conduíte é muito mais voltado para uso em pisos, lajes e superfícies retas, bem como linhas subterrâneas, devido a sua alta resistência a colisões. Por não haver a possibilidade de dobrá-los, não são tão indicados para instalação em paredes, já que as paredes costumam exigir um conduíte mais maleável, que se adapte a estrutura do local.

Conduíte flexível

É o tipo de conduíte mais popular usado em instalações de empresas e residências. Normalmente é fabricado em PVC, e é altamente recomendado para uso em paredes, já que possui um aspecto que é fácil de ser dobrado, permitindo assim que o material acompanhe sem maiores problemas a estrutura da construção.

 

Apesar de ser maleável e de um manuseio mais fácil do que o do conduíte rígido, é preciso atenção na hora de usar esse material nas instalações. Um conduíte flexível com um aspecto achatado pode impedir que os fios e cabos elétricos fiquem corretamente abrigados, e a segurança da instalação ficará comprometida.

Conte com a Kraus-Muller!

Estamos há mais de 20 anos no mercado, sempre atuando com qualidade e responsabilidade. A Kraus-Muller produz soluções eficientes, com conduítes para a sua instalação elétrica e também prensa-cabos de diversos tamanhos, capacidades, tipos e materiais. Quer conhecer mais sobre essas peças e entender sobre a manutenção delas? Entre em contato conosco!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR