Entenda as funções da caixa de passagem e sua importância para instalações elétricas

Entenda as funções da caixa de passagem e sua importância para instalações elétricas

As caixas de passagem são um dos componentes essenciais em qualquer instalação elétrica. Isso porque garantem a continuidade da corrente, protegem contra acidentes e melhoram o isolamento das ligações, ao mesmo tempo em que facilitam o acesso aos fios, pois basta abrir a tampa para fazer alterações, reparos e manutenção. No entanto, muitas dúvidas podem surgir sobre o porquê é importante e em relação a para que serve e quais são as funções da caixa de passagem.

Pensando nisso, no artigo de hoje, a Kraus-Muller irá elucidar essas questões. Portanto, continue a leitura!

 

Para que serve e quais são as funções da caixa de passagem?

Basicamente, uma caixa de passagem tem como principal finalidade servir como ponto de encontro comum para os fios elétricos, onde eles se conectam. Assim, abrigando conexões de fios para dividir a energia de uma única fonte. 

Ela  pode ser de sobrepor ou de embutir, mas independentemente de qual seja, garante a passagem de cabos para derivação e acesso às redes elétrica, de telefonia e de dados.

De modo geral, ao centralizar vários cabos em um único local, uma das principais funções da caixa de passagem é justamente organizar e distribuir os fios e cabos elétricos quando é necessário mudar o seu direcionamento.

Mas não para por aí, uma vez que esses dispositivos ainda possibilitam fazer subdivisão em partes de segundo grau e realizar a ligação de fios em interruptores ou tomadas. Além de facilitarem a manutenção dos fios.

O uso da caixa de passagem, ainda, facilita a manutenção e instalação do sistema elétrico em residências, edifícios comerciais e ambientes industriais.

 

E por que é importante utilizar as caixas de passagem?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as funções da caixa de passagem, é hora de falarmos sobre a importância desse componente elétrico. 

Bom, a caixa de passagem é essencialmente uma caixa de proteção que abriga fios interconectados. Por isso, trata-se de uma parte essencial dos sistemas de fiação elétrica para casas e edifícios residenciais, comerciais e industriais. 

Elas permitem a instalação de conduítes que protegem a fiação e a dividem em partes menores. Isso não só garante uma segurança maior para os fios e cabos elétricos e de aterramento, como também facilita a instalação e o reparo desses fios quando necessário. 

Essas caixas conseguem proteger a fiação inclusive dos elementos ou do ambiente, que às vezes pode ser corrosivo ou prejudicial ao material da fiação. E contra a adulteração indesejada, seja ela maliciosa ou não intencional.

Mas, além disso, também ajudam a organizar a disposição dos fios e cabos, e evitar problemas decorrentes de possíveis complicações causadas pela poeira. Para tanto, todas as caixas de passagem devem ser cobertas, instaladas corretamente e em conformidade com o código de práticas elétricas aplicável. 

Dessa forma, a tampa garante ainda mais proteção para os fios. Afinal, impede a entrada de sujeira, poeira e umidade. Também contribui para evitar que um incêndio devido a uma falha de curto-circuito se espalhe para o ambiente circundante.

 

Conte com a Kraus-Muller!

Para garantir segurança e qualidade para um projeto de instalação elétrica, a melhor opção é contar com as caixas de passagem da linha Kraus-Muller. Existe uma grande variedade de modelos em nosso catálogo, portanto é sempre bom avaliar qual se adapta melhor às suas necessidades. Desse modo, você pode fazer uma escolha mais assertiva.

E aí, deu para entender as funções da caixa de passagem e a sua importância? Então que tal conhecer mais sobre a nossa linha de produtos ou até solicitar um orçamento? Entre em contato agora mesmo!

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR