Descubra a importância e como utilizar prensa-cabos corretamente

Descubra a importância e como utilizar prensa-cabos corretamente

Quando o assunto é instalação elétrica, utilizar prensa-cabos corretamente é algo que não pode ser subestimado. Isso porque desempenham um papel vital para a segurança não só dos próprios componentes elétricos, mas também do ambiente da instalação e das pessoas ao redor. Contudo, mesmo assim, muitas vezes não é dado para esses dispositivos a devida importância. 

Justamente por esse motivo, no artigo de hoje da Kraus-Muller, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Portanto, continue a leitura!

Por que é importante utilizar prensa-cabos corretamente?

Existem diversos motivos que explicam o porquê é importante utilizar prensa-cabos corretamente. Em primeiro lugar, porque, embora pareçam simples pedaços de aço inoxidável, latão niquelado ou material termoplástico, na verdade são dispositivos que desempenham funções extremamente importantes.

Afinal, eles conectam e prendem de forma segura a extremidade de um cabo à uma caixa de passagem, painel ou outros componentes e equipamentos elétricos. Dessa forma, são vitais na proteção do cabeamento e do sistema elétrico como um todo contra danos. Evitando, então, que os fios e os cabos sejam torcidos e puxados para fora. 

Além disso, esses dispositivos também servem para vedação. Ou seja, sem o seu uso, há uma chance incrivelmente alta de água, poeira, detritos, óleo e outros contaminantes entrarem nas conexões que deveriam estar sendo protegidas.

Isso pode ter efeitos catastróficos, cujos principais riscos associados são representados por sobrecarga e curto circuito. Consequentemente, é possível que o resultado de não utilizar prensa-cabos corretamente seja haver falhas de equipamentos caros e até mesmo acidentes elétricos sérios.

E como fazer o uso correto dos prensa-cabos?

Utilizar prensa-cabos corretamente ajuda as instalações elétricas a operarem com eficiência e segurança. Para isso, no entanto, é primordial que os dispositivos sejam selecionados de acordo com as suas especificações de uso e não apenas com base nos custos. Afinal, existem diferentes modelos de prensa-cabos, cada um indicado para um tipo de aplicação, e é importante não fazer uma escolha errada ou ineficaz.

Além disso, é essencial não apertar demais os dispositivos, pois isso pode sobrecarregar e causar danos aos cabos. Consequentemente, comprometendo a proteção contra entrada de contaminantes e apresentando risco de explosão. Não apertar o suficiente também pode ser um problema, o que permite que poeira e água danifiquem as conexões e os componentes elétricos, bem como pode soltar e criar o risco de choque elétrico.

Para fazer um uso correto de prensa-cabos, ainda, é válido citar a importância de inspeções regulares. Isso garante que tanto os dispositivos quanto os demais equipamentos e componentes elétricos estão funcionando de forma eficiente.

A implementação de inspeções regulares e detalhadas, então, asseguram que quaisquer falhas sejam detectadas antes que tenham a chance de piorar, o que poderia resultar em acidentes e exigir novos gastos para o conserto.

Conheça a linha de prensa-cabos Kraus-Muller

Ao utilizar prensa-cabos corretamente, é possível proteger as instalações elétricas contra danos, reduzir os riscos de acidentes e economizar dinheiro em custos de instalação, inspeção e manutenção. Por isso, entre em contato agora mesmo com a Kraus-Muller e solicite um orçamento sem compromisso!

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR