Curto-circuito: tipos, causas e prevenção

Curto-circuito: tipos, causas e prevenção

O curto-circuito é um dos acidentes com eletricidade mais perigosos, com alto risco de acarretar em incêndios e acidentes graves. Para conseguir adotar medidas de prevenção mais eficazes, é necessário entender os tipos de curto-circuito e quais são as causas da sobrecarga elétrica.

A falha ou defeito no sistema elétrico ocorre em determinados pontos dos terminais de geradores, transformadores, linhas de transmissão e distribuição e até mesmo nas proximidades de qualquer componente da rede.

Entenda o que é um curto-circuito

Quando a liberação excessiva de energia elétrica na instalação atinge a capacidade do circuito, acontece o superaquecimento dos condutores. É assim que o curto-circuito ocorre, já que nessa situação ele não consegue resistir ao fluxo de corrente elétrica.

Isso acontece porque os fios e os componentes da rede elétrica são desenvolvidos para suportar um determinado nível de corrente de energia. Quando ficam expostos a sobrecargas de eletricidade por um longo período de tempo, os componentes acabam passando por um aquecimento elevado, causando o derretimento dos materiais.

Esta sobrecarga de energia pode provocar faíscas e explosões, causando danos em todo o circuito elétrico. Em algumas instalações de maiores proporções, é possível que aconteçam acidentes fatais. 

O que pode provocar um curto-circuito?

Independentemente do tipo de edificação, o sistema elétrico precisa ser muito bem dimensionado e projetado, com a utilização de produtos de alta qualidade e com máxima segurança para a instalação.

Cabeamento, fios, condutores, caixas de passagem, entre outros componentes, devem ser escolhidos de acordo com regulamentações e diretrizes para instalações elétricas. Economizar na escolha dos materiais pode ser bastante prejudicial para a segurança do projeto, já que um sistema elétrico mal planejado é um dos principais responsáveis pelo surgimento de incêndios.

Já no ambiente domiciliar, por exemplo, os equipamentos de alta potência que exigem a demanda de muita energia para seu funcionamento adequado, como chuveiros, ar condicionado e microondas, devem contar com um curto-circuito próprio ligado no quadro de luz.

Tipos de Curto-Circuitos

Logo abaixo estão os principais tipos de curto-circuitos, divididos de acordo com o seu nível de gravidade:

  • Trifásico
  • Fase-fase e fase-fase com terra
  • Fase-terra

Sistema elétrico: onde ocorrem mais curtos?

Nas linhas de transmissão estão os componentes mais vulneráveis do sistema elétrico. Como são muito extensos, eles ficam alocados sob diversas condições climáticas, com fios, cabos e estruturas dispostos em série, com alto risco de curto.


Apesar de obter menor incidência de curto-circuito, as redes de distribuição podem sofrer também com a sobrecarga excessiva de energia. 

Como evitar o curto-circuito?

As medidas de prevenção do curto-circuito são fundamentais para garantir uma rede elétrica eficiente e totalmente segura. Uma das ações mais importantes para evitar problemas no sistema elétrico é, sem dúvidas, a contratação de profissionais especializados em serviços de eletricidade. 

Todo o sistema deve ser muito bem projetado tecnicamente, atendendo as diretrizes da ABNT. Um profissional qualificado vai priorizar o uso de componentes elétricos com alta confiabilidade, desenvolvidos com materiais de qualidade para suprir as necessidades de cada fase do projeto sem provocar sobrecargas de energia.

Após o desenvolvimento de um sistema elétrico, é essencial programar manutenções periódicas com técnicos qualificados, capazes de identificar falhas e possíveis causadores de curtos na rede. Emendas, conexões, cabeamentos, entre outras atividades, devem ser realizadas por profissionais da área. Fique atento!

Está precisando de componentes elétricos para seu projeto? Fale com a Kraus-Muller!

Conheça nossa linha completa de produtos para diversos tipos de instalações elétricas. Os componentes elétricos Kraus-Muller são desenvolvidos com materiais de qualidade comprovada, certificados de acordo com diretrizes de segurança.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como a Kraus-Muller pode ajudar você a garantir máxima proteção do sistema elétrico e evitar sobrecarga de energia no circuito da instalação.  

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR