Considerações importantes para escolher e instalar prensa-cabos

Os prensa-cabos podem parecer simples, mas tornam o gerenciamento dos cabos mais seguro e fácil. A sua principal função é permitir passar cabos e fios através de um painel e, em seguida, anexar e prender as extremidades deles dentro do equipamento. Porém, como são versáteis e de uso massivo, existem diferentes variações desses dispositivos, sendo cada uma delas indicada para uma aplicação específica. Por isso, é importante ter em mente algumas considerações importantes para escolher prensa-cabos.

Confira as principais considerações importantes para escolher prensa-cabos

Esses dispositivos são considerados até mesmo indispensáveis ​​para proteger as terminações de fios e cabos contra desconexões indesejadas ou danos em máquinas e gabinetes. Mas, como diferentes prensa-cabos acomodam diferentes cabos e necessidades de aplicação, pode ser difícil escolher o certo entre tantas opções disponíveis. Afinal, eles vêm em uma variedade de formas, materiais, estilos de fixação e especificações distintas. Os principais tipos são:

Mas se a escolha pode não ser tão simples quanto parece, então quais são as considerações importantes para escolher prensa-cabos que você precisa ter em mente? Confira a seguir:

O tipo de cabo que está sendo usado e o seu diâmetro

Cada tipo de cabo apresenta um requisito diferente. Portanto, exigindo um tipo de prensa-cabo específico. O diâmetro do fio também deverá ser levado em consideração, pois influencia na escolha, para que possa ser prensado corretamente.

O ambiente

Certos prensa-cabos protegem contra ameaças específicas, como poeira, vapores e exposição a líquidos ou submersão, temperaturas extremas, vibrações, impactos e explosão. Assim, considerar o ambiente significa responder a uma série de perguntas, incluindo, mas não se limitando a:

  • Você precisa de um prensa-cabo para aplicações internas ou externas?
  • Será usado em um ambiente seguro e estável ou será exposto a condições ambientais adversas?
  • Ele será usado em ou próximo a altas temperaturas ou alta pressão atmosférica?
  • Quanta umidade existe ao redor de onde o gabinete ou máquina será instalado?
  • Tem água, produtos químicos, óleos ou gases ao redor?

Requisitos de materiais

Os fatores de seleção de material determinam quão bem sua terminação resiste ao ambiente. Os principais prensa-cabos disponíveis hoje no mercado são os fabricados com:

Aço inoxidável ou latão niquelado. Esses prensa-cabos de metal  são adequados para ambientes mais adversos, como a indústria química. Eles são altamente duráveis ​​ao longo do tempo e funcionam bem, mesmo em condições úmidas;

Material termoplástico auto extinguível. Eles têm um design flexível que os torna altamente adaptáveis ​​e adequados para várias aplicações. Além disso, são resistentes à água e menos afetados por ácidos fracos e graxas.

Conheça a linha de prensa-cabos Kraus-Muller!

Depois de pensar nas considerações importantes para escolher prensa-cabos e identificar o tipo de cabo, diâmetro, materiais e outros requisitos, você pode alinhar melhor as suas necessidades com um prensa-cabo adequado. A Linha Kraus-Muller em plástico, latão niquelado ou aço inoxidável representa a melhor qualidade e praticidade possíveis com função à prova d’água IP68. Portanto, entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

TEM ALGUMA DÚVIDA?
ENTRE EM CONTATO
PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?