Conheça os principais componentes necessários para uma instalação elétrica segura

O projeto elétrico é uma parte essencial de qualquer casa, escritório ou edifício. No entanto, a eletricidade é potencialmente perigosa e, inclusive, pode matar ou ferir gravemente as pessoas e causar danos à propriedade. Justamente por esse motivo, a segurança da instalação não pode ser negligenciada. Neste contexto, é essencial conhecer quais são os principais componentes necessários para uma instalação elétrica segura.

5 componentes necessários para uma instalação elétrica segura

A eletricidade pode ser perigosa se não for usada corretamente. Assim, uma instalação elétrica segura e confiável é aquela que minimiza a probabilidade de acidentes que ponham em risco a vida e a saúde dos usuários. Além de reduzir também a possibilidade de falhas nos equipamentos elétricos disponíveis, evitando custos extras com o seu reparo ou reposição.

Para garantir a confiabilidade do projeto, então, é necessária a utilização de mão de obra qualificada e certificada no momento da instalação. Bem como o uso dos 5 componentes necessários para uma instalação elétrica segura, mencionados a seguir:

Conduíte 

Os conduítes devem ser desenvolvidos com material de alta resistência a intempéries. Isso porque a sua função principal é justamente proteger a fiação elétrica contra fatores externos que poderiam danificar e expor a segurança de uma casa, empresa, condomínio ou até mesmo de uma indústria. 

Para tanto, eles permitem a passagem segura de fios e cabos, e possuem em sua composição característica anti-chamas, evitando a propagação de incêndios causados por curto-circuitos.

Disjuntor

O disjuntor é uma chave automática que está presente em todas as instalações elétricas. Com o seu uso, é possível evitar uma sobrecarga da rede, pois a energia é cortada quando a carga for maior do que o permitido.

Além disso, em casos de curto-circuitos, o disjuntor detecta variações nominais na corrente e corta o circuito para evitar danos materiais ou pessoais.

Fusível

Os fusíveis são dispositivos de segurança que suportam uma corrente elétrica específica. Quando uma intensidade maior que a permitida é detectada, o fusível queima e a passagem de corrente elétrica no circuito é interrompida, evitando assim um curto-circuito. Para restaurar a corrente, é necessário substituir manualmente o fusível por outro com as mesmas características. 

Caixa de passagem

Entre os componentes necessários para uma instalação elétrica segura, a caixa de passagem certamente merece destaque. Como o próprio nome indica, trata-se de uma caixa, geralmente feita de materiais isolantes, que tem como principal finalidade permitir a passagem de cabos. 

Além de organizar a fiação, também é uma medida de proteção, utilizada para isolar com segurança as conexões elétricas, evitando que um incêndio devido a uma falha de curto-circuito se espalhe para o ambiente circundante.

Também é bastante útil para evitar problemas com animais que mastigam fios e possíveis complicações causadas por poeira e umidade. 

Prensa-cabo

O prensa-cabo é um dispositivo pequeno, mas cujo uso é bastante eficiente, desempenhando um papel fundamental na segurança de uma instalação elétrica. Ele oferece uma elevada resistência mecânica e vedação, impedindo a infiltração de água, poeira e outros detritos. 

Dessa forma, é utilizado na fixação da fiação, evitando que os cabos sejam torcidos ou puxados para fora das caixas de passagem, painéis ou quadros elétricos. 

Conte com a Kraus-Muller!

Para a segurança da sua instalação elétrica, não basta apenas usar quaisquer componentes necessários para uma instalação elétrica segura. Na verdade, é extremamente importante que seja feita a utilização de materiais adequados e de qualidade garantida, que cumpram as normas e regulamentos técnicos em vigor. 

Por isso, entre em contato agora mesmo com a Kraus-Muller para conhecer a nossa linha de produtos e solicitar um orçamento sem compromisso!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

TEM ALGUMA DÚVIDA?
ENTRE EM CONTATO
PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?