Conheça as principais falhas nas instalações elétricas industriais

Conheça as principais falhas nas instalações elétricas industriais

Qualquer tipo de falha elétrica é preocupante, ainda mais se existirem falhas nas instalações elétricas industriais, pois se trata de um problema muito maior, podendo colocar em risco a saúde de diversas pessoas, sem contar que esse tipo de falha pode danificar permanentemente máquinas, ferramentas e produtos.

Falhas nas instalações elétricas industriais: o que saber?

Esse tipo de falha, como dito anteriormente, pode causar vários riscos para quem está na indústria, assim como pode gerar prejuízos e grande perdas materiais. Conhecer os principais erros elétricos que podem acontecer em indústrias é importante para prevenir e examinar com cuidado as instalações já existentes. Confira!

Sobrecarga elétrica

Esse problema que parece ser inofensivo, pode danificar fios e materiais. A falha de sobrecarga ocorre quando existem muitos aparelhos ligados em uma mesma tomada, o que faz com que a corrente elétrica seja maior do que a que os fios e cabos suportam. Essa falha faz com que os fios e cabos sejam danificados pelo aquecimento extremo.

Curto-circuito

Esse nome não é tão conhecido por acaso. O curto-circuito é um dos problemas elétricos mais comuns seja em indústrias ou até mesmo residências! Essa falha elétrica caracteriza-se quando uma corrente elétrica com força muito acima do normal passa por um circuito que não aguenta essa carga, fazendo com que exista uma descarga que poderá danificar todo esse circuito.

 

Por causa desse fenômeno, durante um curto circuito podem acontecer reações violentas, como explosões, faíscas, fogo e dissipação de calor.

Disjuntores incompatíveis

Um grande problema que pode acontecer em indústrias, é a utilização de disjuntores incompatíveis com os fios e cabos elétricos nele conectados. Quando a corrente do disjuntor não é compatível com a capacidade de condução da corrente, pode haver a não proteção dos cabos, havendo o risco aumentando em acontecer curto-circuito.

Falta de aterramento

Conforme os órgãos de segurança que padronizam as normas elétricas, o aterramento é obrigatório em todo tipo de instalação elétrica, principalmente em indústrias. Se feito corretamente, ele garante que descargas elétricas não prejudiquem eletrodomésticos e outros objetos, assim como evita choques.

Tomadas insuficientes

Apesar de parecer algo pequeno, instalar menos tomadas do que a indústria precisa pode se transformar em um problema maior. Além de atrapalhar o cotidiano de quem frequenta o local ou trabalha lá, essa escassez de tomadas leva ao uso desenfreado de benjamins, que permite ligar vários equipamentos com diferentes capacidades elétricas, em um mesmo local. Isso pode gerar sobrecarga e colocar em risco todos os equipamentos, assim como gerar curto-circuito.

 

Conte com a Kraus-Muller

Essa foi nossa explicação sobre quais são as principais falhas elétricas em indústrias. Acompanhe as notícias em nosso blog. Nele, abordamos a importância de uma instalação elétrica industrial segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e eletrodutos corrugados, confira!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR