Conheça 3 ferramentas fundamentais para a gestão industrial

Uma boa gestão industrial e sucesso são elementos que caminham juntos. Nas últimas décadas, diversas ferramentas e estratégias foram desenvolvidas para otimizar todos os processos pertencentes às rotinas de indústrias de diferentes portes. Dessa forma, essas novas estratégias se tornaram quase uma obrigação para empreendedores que desejam aumentar, cada vez mais, o seu negócio.

Estratégias e ferramentas de gestão industrial

Se você está lendo esse artigo, significa que está em busca de melhorias na sua indústria, correto? Portanto, vamos listar agora as principais ferramentas de gestão industrial e por que você deve adotá-las em seu negócio.

1 – O plano de negócios

A primeira ferramenta da lista é o “Plano de Negócios”. O plano de negócio detalha, de forma prática e simples, o objetivo da fábrica (não confunda essa estratégia com o modelo de negócios) e quais são os passos necessários para atingi-los. Conforme você aplica essa ideologia, a sua indústria terá as seguintes vantagens:

• Diminui riscos e incertezas do negócio;
• Melhor entendimento das variáveis e invariáveis da indústria;
• Estrutura o funcionamento da empresa;
• Facilita a definição de estrutura e responsáveis por cada área.

2 – Software de gestão ERP

Os softwares ERP (Enterprise Resource Planning, em tradução livre Sistema integrado de gestão empresarial) costumavam ser acessíveis apenas às megas industrias, principalmente por causa do alto investimento necessário. Felizmente, com a evolução e democratização de novas tecnologias, essa realidade foi transformada.

Ferramentas de gestão industrial para melhorar o desenvolvimento de sua indústria.

Ferramentas de gestão industrial para melhorar o desenvolvimento de sua indústria.

Um sistema ERP é um software de gestão para empresas que permite a integração de todas as informações e processos do negócio em um banco de dados centralizado. Em outras palavras: em vez de usar um sistema ou planilha para cada setor, você pode usar o ERP para interligar todos os setores. Estes sistemas podem ser instalados nos computadores da indústria ou em servidores online.

Ademais, os principais benefícios de um sistema ERP, são:

• Acesso rápido e confiável a todas as informações da indústria;
• possibilita a tomada de decisões gerenciais baseadas em dados reais e centralizados;
• possibilita o ajuste e otimização de todas as áreas e equipamentos da indústria.

3 – Ciclo PDCA para gestão industrial

O Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que, no inglês, significa: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Act (Agir). O principal foco dessa estratégia é uma melhora contínua nos processos industriais. Com o PDCA, é possível planejar ações, aplicá-las, evitar falhas, solucionar complicações e analisar os resultados finais.

Ao adotar este modelo, o seu negócio terá, certamente, os seguintes benefícios:

• A vantagem é que o método pode ser usado em qualquer tipo de indústria em diferentes formas de aplicação;
• Melhora os processos da indústria, fazendo com que sejam mais rápidos e precisos.

Essas são três ferramentas de gestão para indústrias! Com nossas dicas, será mais fácil conseguir implementar mudanças importantes para o sucesso de seu negócio. Ademais, acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica industrial segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!