Como identificar problemas e riscos de explosão na rede elétrica?

Como identificar problemas e riscos de explosão na rede elétrica?

Algumas coisas devem ser observadas, pois podem indicar que algo está errado em uma rede elétrica. Como é o caso, por exemplo, do aquecimento de tomadas, oscilações de energia e curtos-circuitos. Saber identificar esses problemas é vital para manter a segurança das pessoas e evitar qualquer situação mais grave como, por exemplo, uma explosão na rede elétrica ou até mesmo um incêndio.

Explosão na rede elétrica: sinais de problemas

Para manter a rede elétrica sempre segura e evitar uma explosão na rede elétrica, a melhor forma é realizar manutenções periódicas. Assim, se houver algum problema será possível corrigi-lo antes que ele gere qualquer transtorno. Entre os sinais que podem ser notados com a manutenção, estão:

Quedas de energia

Normalmente, esse problema é causado pela sobrecarga da rede. Isso porque as instalações elétricas suportam apenas uma certa demanda. Ou seja, o sistema pode sobrecarregar e desarmar caso tenha uma quantidade muito grande de equipamentos sendo utilizados.

O desarme dos disjuntores evitam que essa sobrecarga provoque um incêndio ou comprometa a fiação. Neste caso, a queda de energia pode ser resolvida com a troca dos componentes elétricos, de maneira que passem a atender um fluxo maior de corrente.

Picos de tensão

Quando existe um aumento instantâneo de tensão na rede elétrica, acontecem os picos de tensão. Uma das principais consequências deste problema é a queima dos equipamentos que estavam ligados no momento. 

Se isso ocorrer com certa frequência, é necessário instalar componentes protetores, assim evitando a danificação dos aparelhos. 

Tomadas aquecidas

O aquecimento não só dos cabos e fios, mas também das tomadas significam que talvez haja uma sobrecarga no sistema. Ou seja, é um indicativo de que a instalação ali é inadequada para os aparelhos que estiverem conectados.

Se ocorrer esse problema, a instalação talvez precise ser refeita.

Curto-circuito

Um dos problemas mais comuns de instalação elétrica, o curto-circuito ocorre quando a quantidade de corrente no sistema é maior do que o condutor consegue suportar. O aumento da tensão no circuito elétrico repentino é que ocasiona essa falha. 

O curto-circuito pode provocar danos mais graves por causa da dissipação instantânea de energia, sendo uma das principais causas de incêndios em instalações elétricas. As reações provocadas pelo curto-circuito podem ser:

  • Explosão na rede elétrica;
  • Acidentes domésticos;
  • Perdas eletrônicas;
  • Faíscas.

Explosão na rede elétrica em áreas industriais

Áreas industriais com atmosfera explosiva devem receber uma atenção ainda maior, sendo obrigatório um plano tanto de proteção quanto de prevenção contra acidentes. Qualquer explosão na rede elétrica nestes ambientes pode não só destruir o patrimônio, mas também colocar em risco a vida de trabalhadores. Algumas das instalações que têm atmosfera explosiva são:

  • Indústria farmacêutica;
  • Indústria petroquímica;
  • Indústria do agronegócio;
  • Indústria alcooleira;
  • Plataformas e refinarias de petróleo.

Isso porque são ambientes onde podem ocorrer uma explosão na rede elétrica por conta do gás, vapor, fibras ou poeira que, com o oxigênio, tornam o local vulnerável. Tanto o aquecimento de um equipamento quanto uma faísca podem ser fonte de ignição e provocar a explosão.

 

Instalação elétrica à prova de explosão

Assim como em toda instalação, antes da instalação elétrica à prova de explosão deve haver o desenvolvimento de um layout e uma consultoria para classificar as áreas. Somente após isso, os equipamentos serão colocados no projeto seguindo o memorial técnico detalhado e aprovado. Esse método de instalação elétrica requer muito cuidado e conhecimento para proteger e manter uma área específica à prova explosão. 

Para fazer essa instalação podem ser utilizados alguns componentes como, por exemplo, a linha EX de prensa-cabos metálicos da Kraus-Muller, que é à prova de explosão. Os prensa-cabos metálicos protegem a instalação elétrica, evitando contato com água e poeira. Além disso, são mais resistentes justamente por serem metálicos.

Essa foi a nossa explicação sobre como identificar problemas e riscos de explosão na rede elétrica. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!