Como evitar o furto de energia? Conheça algumas soluções!

Quatro anos de cadeia é a pena que pode receber quem pratica o furto de energia elétrica. Mesmo assim, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), esse crime representava para o país em 2015 um prejuízo de mais de R$8 bilhões de reais por ano. A região com o maior índice de consumo irregular, segundo o estudo da agência reguladora, era a Norte, seguida por Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Por esse motivo, evitar o furto de energia tem se tornado uma pauta importante a ser discutida. 

Evitar o furto de energia: confira as principais soluções

O furto de energia elétrica é quando uma pessoa faz uma ligação clandestina na rede para consumir energia. Enquanto isso, a fraude é cometida pelo consumidor que viola o sistema de medição com o intuito de diminuir seu gasto real no registro de consumo. 

Ainda que seja um desafio complexo, existem algumas formas de combater à ilegalidade de energia no Brasil. Isso é importante, porque alguns problemas complexos podem acontecer com o furto de energia elétrica, como acidentes, danos aos equipamentos de distribuição e outros prejuízos.

Entre essas soluções para evitar o furto de energia elétrica, podem ser destacadas:

Medidores inteligentes e conectados

Distribuidoras têm buscado cada vez mais usar tecnologias novas a fim de evitar, tanto o furto de energia, quanto de fraude. Algumas apostaram na implantação de medidores inteligentes e no cruzamento de análise de dados, como é o caso da CPFL Energia, que recuperou 372 GWh de energia. 

Esses medidores inteligentes permitem o acesso aos dados técnicos sobre o consumo que podem ser analisados e cruzados com o perfil do cliente. Quando combinados também a plataformas de inteligência artificial, é possível verificar se há ou não a existência de qualquer problema. A partir do resultado obtido, uma equipe de inspeção pode conduzir uma investigação no local e constatar se há um problema técnico ou se a medição de energia está sendo fraudada.

Blindagem de rede

Outra forma de combater a ilegalidade de energia é a blindagem de rede, que é realizada não somente nos cabos. Todos os equipamentos e a infraestrutura elétrica podem ser blindados para minimizar e evitar o furto de energia. 

A blindagem de rede, então, protege do vandalismo os pontos dos componentes da rede elétrica que são considerados frágeis. Alguns produtos antifurto podem auxiliar a blindar a rede e, consequentemente, diminuir o roubo de energia. Esses produtos dificultam o alcance ao interior dos cabos e também impedem que os campos elétricos e os sinais de alta frequência vão para os circuitos próximos ao que está blindado.

A Kraus-Muller atua no mercado de proteção de energia há 20 anos. Trabalhando em conjunto com concessionárias e desenvolvendo soluções para as necessidades das distribuidoras de energia elétrica, elabora itens que blindam os pontos frágeis da rede.

Essa foi a nossa explicação sobre como evitar o furto de energia. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

TEM ALGUMA DÚVIDA?
ENTRE EM CONTATO
PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?