Como evitar a fuga de energia?

Uma razão muito comum para a conta de luz ser muito alta é a fuga de energia. Pequenos defeitos na instalação elétrica podem gerar um fluxo indesejável e inesperado de corrente elétrica, que pode “vazar”, causada pelo mau isolamento do fio ou dispositivo. Esse problema pode trazer sérias consequências na instalação elétrica e investigar as causas da fuga de energia é um dos passos para manter a organização e qualidade do projeto.

Saiba mais sobre a fuga de energia

A fuga de energia pode acontecer em qualquer tipo de instalação elétrica, e pode ser descoberta durante a manutenção ou com determinados testes. Entenda o que é, verifique a instalação elétrica e pague menos no próximo mês! Confira:

O que causa a fuga de energia? Atente-se

O vazamento de energia elétrica pode ser comparado a um vazamento de água de um cano ou torneira. Nos dois casos, você paga pelo desperdício, gerando uma conta muito mais alta.

 

Esse problema pode ocorrer devido a emendas mal feitas, fios desencapados encostados em paredes úmidas e até mesmo de carcaças de aparelhos metálicos como geladeiras, máquinas de lavar, fogões e lâmpadas no forno pouco reguladas.

 

Reparos improvisados também são um fator de risco, assim como o uso de equipamentos velhos e sem certificação adequada.

 

Como saber se está tendo fuga de energia em meu ambiente?

Uma das principais formas de detectar se há fuga de energia em um local é fazer um teste. Desconecte todos os dispositivos das tomadas e apague as luzes. Verifique se o contador ainda está girando ou se o display digital dos contadores mais modernos ainda está funcionando.

 

Você pode descobrir a origem do problema desativando a chave geral da casa. Se o display do contador parar de funcionar, é um sinal de que o defeito está relacionado à instalação elétrica da própria casa. Em casos assim, que são mais específicos, é melhor consultar um eletricista de confiança!

 

Tem fuga de energia na minha casa, o que fazer?

Existem algumas atitudes para reparar esse problema e evitá-lo. Evite colar cabos ou fios com fitas não isolantes, como crepe, durex e fita adesiva, assim como não deixe fios expostos, especialmente em locais úmidos!

 

As instalações elétricas devem ser inspecionadas e a manutenção preventiva realizada por um especialista qualificado, pelo menos a cada 5 anos. É importante lembrar de nunca usar moedas, fios, alumínio ou papel alumínio em vez de fusíveis e disjuntores. Evite usar cabos muito finos para instalar chuveiros e siga sempre as instruções do fabricante!

 

Conte com as soluções elétricas da Kraus-Muller!

Há mais de 20 anos no mercado de energia elétrica, temos produtos especiais como os prensa-cabos e muitos outros, que permitem uma instalação elétrica mais segura, com menos riscos de choques, faíscas, perdas de energia, e curto-circuitos. Conheça mais sobre nossos produtos e saiba qual deles poderá fazer a diferença na sua situação!

 

Aproveite para entrar em contato conosco agora e tirar todas as suas dúvidas. Nossos especialistas poderão te ajudar!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR