Certificação ISO 14001: o que é e por que sua indústria deve tê-la

Não é novidade para ninguém que, nos últimos anos, a sustentabilidade se tornou uma pauta quentíssima dentro das indústrias. A preocupação e a preservação do meio ambiente foram associadas a uma boa gestão empresarial. Dessa forma, para o seu negócio ser referência, é preciso investir esforços também em estratégias e comportamentos ecologicamente corretos. Nesse cenário, para mensurar e homologar essas atitudes, surgiu a certificação ISO 14001.

Em outras palavras: as indústrias (e empresas, em geral) devem se preocupar sobre como suas ações podem impactar negativamente o meio ambiente. Além de se atentarem para todas as fases relacionadas aos serviços e produtos.

Mas no final, o que é a certificação ISO 14001?

A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo determinar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental. Para que assim, as instituições de diferentes portes possam desenvolver práticas sustentáveis em seus negócios.

Para atingir a meta da certificação ISO 14001, uma organização deve estar preocupada seriamente sobre como suas ações irão afetar o meio ambiente e interferir nas condições de vida para a geração atual e a futura.

Como implementar a certificação ISO 14001 em sua indústria

Para a implementação do sistema, a indústria deve atender aos requisitos da norma internacional. Deste modo, para completar o processo de certificação, a sua indústria levará, em média, de 10 a 18 meses. Contudo, o tempo de implementação varia bastante a partir do tamanho da empresa, do grau de envolvimento da direção e dos recursos humanos disponíveis para o trabalho.

O primeiro passo para conquistar o certificado ISO 14001 é contratar uma consultoria para realizar a auditoria interna e adaptar seus processos às exigências da ISO.

Pensando em facilitar a implementação, separamos algumas dicas:

1º – Estude sobre o assunto

Você precisa entender muito bem os impactos que sua indústria pode causar ao meio ambiente e também em formas de eliminá-los sem comprometer a rentabilidade. Além disso, deve-se estudar a norma para verificar quais os processos que sua empresa irá passar.

A certificação 14001 é uma excelente opção para desenvolver a sua indústria.

A certificação 14001 é uma excelente opção para desenvolver a sua indústria.

2º – Envolva os colaboradores no projeto

É fundamental que todos os colaboradores entendam e apoiem a causa para que os resultados sejam mais rápidos.

3º – Trabalhe a imagem da sua indústria

Use o benefício comercial ao seu favor e mostre para clientes, parceiros e potenciais clientes que a sua empresa se preocupa com o meio ambiente.

4º – Determine uma equipe focada no projeto

É essencial ter uma equipe focada na implantação das medidas necessárias para a certificação do ISO 14001.

5º – Busque ajuda especializada em certificação ISO 14001 quando necessário

Como dito anteriormente, a implementação da ISO 14001 é mais complexa que a de outras. Por isso, toda ajuda será bem-vinda.

Essa foi nossa explicação sobre a importância da Certificação ISO 14001. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica industrial segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!