Caixa de Passagem, qual devo utilizar?

Caixa de Passagem Elétrica Colorida

As instalações elétricas são sistemas complicados. Isso porque são compostas por diversos elementos, como disjuntores, tomadas, interruptores, eletrodutos, cabos e outros. Uma vez que muitos detalhes acabam ficando escondidos dos olhos, é comum que a organização da instalação seja deixada de lado. Entretanto, é de extrema importância que tudo esteja em ordem para não haver sobrecarga ou qualquer outro problema na rede. Dessa forma, a caixa de passagem é responsável por organizar a distribuição de conexões elétricas, cabos e fios.

 

O que é e para que serve a caixa de passagem?

Como o próprio nome já entrega, essas caixas garantem a passagem dos fios para derivação e acesso à rede, ou seja, fazendo a conexão entre os pontos de encontro dos cabos ou a ligação com tomadas e interruptores. Além disso, quando o direcionamento precisa ser mudado, é a caixa de passagem elétrica que mantém em ordem a distribuição dos fios. É possível, por meio delas, instalar uma fiação ou facilitar o reparo dos cabos subdividindo a fiação e evitando que o cabeamento fique embolado.

O uso da caixa de passagem elétrica é obrigatório?

Agora que a utilidade da caixa de passagem já foi evidenciada, é necessário saber que existem 3 situações em que o uso dela é obrigatório. Segundo a norma NBR 5410, que traz toda a regulamentação sobre a utilização de eletrodutos e caixas de passagem, é exigido que a caixa de passagem seja colocada:

 

  • Nos pontos de emenda ou derivação de condutores;
  • Nos pontos da tubulação em que houver entrada ou saída de condutores, com exceção de dos pontos de transição para a linha em eletrodutos;
  • Quando é preciso segmentar a tubulação.

 

Emendas e conexões sempre têm que estar dentro das caixas de passagem, possibilitando que os serviços de inspeção e manutenção sejam feitos mais facilmente quando forem necessários.

Como instalar caixa de passagem?

Para instalar caixas de passagem corretamente, facilitando possíveis reparos e garantindo a continuidade elétrica, é preciso que elas sejam colocadas mantendo a horizontalidade, alinhamento e nivelamento com o local de instalação. As caixas de passagem da Kraus-Muller possuem uma solução patenteada para facilitar a instalação, que são as cotas estampadas, permitindo um aumento de eficiência e qualidade na instalação. As furações na caixa de passagem para o posicionado do eletroduto devem ser feitas com ferramentas adequadas. Não podem haver quaisquer rasgos.

Que modelos de caixa de passagem existem?

Existem disponíveis no mercado uma variedade enorme de caixas de passagem que podem ser encaixadas em cada tipo de projeto. São caixas com diversos tamanhos, capacidades e para finalidades diferentes. Os formatos podem ser quadrados, retangulares ou circulares e elas são feitas geralmente em Termoplástico.

 

O modelo mais comum é o de sobrepor. As Caixas de passagem em sobrepor são ideais para diversos tipos de aplicação, veja alguns exemplos:

 

  • Para o uso de aplicação de câmeras CFTV;
  • Para quadros de comando;
  • Para automação industrial;

 

Essa foi a nossa explicação sobre o que é caixa de passagem. Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica segura e o uso de materiais de qualidade, como prensa cabos e conduítes, confira!

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Estamos completando 20 anos! Há duas décadas, desenvolvemos produtos exclusivos para o segmento de instalação industrial elétrica. Parabéns para todos os colaboradores e clientes que confiam em nossas soluções e fazem parte dessa história!