Caixa de passagem de plástico ou alumínio?

Caixa de Passagem Elétrica, plástico ou alumínio.

Essencial em qualquer tipo de construção e projeto elétrico de moradias, escolas, prédios, hospitais, indústrias e muito mais, a caixa de passagem serve para diversos fins. Podendo ser feita de alumínio ou PVC, esse pequeno objeto pode fazer toda a diferença se usado corretamente.

Caixa de passagem: qual a mais indicada para o meu projeto?

Independentemente de ser confeccionada em plástico ou alumínio, contar com caixas de passagem de qualidade é essencial para um bom projeto elétrico. Confira em nossa matéria qual dos dois materiais são melhores para seu projeto!

Afinal, para que serve uma caixa de passagem?

Antes de qualquer coisa, caracterizar corretamente o que é uma caixa de passagem e identificar seus usos é essencial para compreender a influência do material delas na construção. Como o nome já entrega, essa caixa promove a passagem de cabos e fios. Tem como principal utilidade fazer o ligamento de fios em tomadas ou até mesmo interruptores.

Contando com a caixa de passagem é possível fazer a instalação de uma fiação completa, com a possibilidade de subdividir uma instalação e mudar o seu direcionamento. Com elas também é mais fácil de serem feitas fiscalizações, manutenções e reparos de fios, se precisar.

Em sua maioria, essas caixinhas são feitas em PVC, um tipo de plástico que impede a propagação de chamas e tem um tamanho padronizado de 4×2. Se houver a necessidade de uma maior passagem de fios, pode-se optar pelo tamanho 4×4.

Caixa de passagem de plástico

Como dito acima, a caixa feita em PVC é mais comum e facilmente achada em comércios. Como característica marcante, é feita com um material termoplástico auto-extinguível, ou seja, caso ocorra algum incêndio ela não irá propagar as chamas, apesar de ser feita de plástico. Um outro benefício é sua dupla isolação, permitindo um nível de proteção maior, sem contar que o plástico é um material fácil de encontrar, manusear. Diferente do que parece, o plástico usado na caixa de passagem impede as chamas de se alastrarem, pois ele é especial para isso.

Caixa de passagem de alumínio

Também muito resistente, mas com maior dificuldade de ser furada, a caixa de passagem de alumínio é menos comum no mercado. Mesmo assim, está bastante presente nas construções, tendo vários formatos disponíveis. Algumas delas possuem até parafusos para trazer uma maior vedação à fiação. Em questão de qualidade, tanto as caixas de plástico como as de alumínio só podem ser comercializadas após padronagem, testes e análises. Sendo assim, ambas são seguras.

Qual a melhor caixa?

Por trazer mais segurança, ter dupla isolação e ser feita de um material mais presente no mercado, a caixa de plástico acaba sendo a melhor escolha, o que não significa que caixas de outros materiais sejam menos eficientes.

Conte com as caixas de passagem Kraus-Muller

Todos os produtos de nosso catálogo e suas matérias-primas passam por criteriosos ensaios em laboratórios, para assim, garantir a lisura e a qualidade de cada item comercializado. Essa foi a nossa explicação sobre caixas de passagem de plástico e de alumínio.

Acompanhe as notícias em nosso blog, abordamos a importância de uma instalação elétrica segura e o uso de materiais de qualidade, como caixas de passagem, prensa-cabos e conduítes, confira!

Confira nossos tipos de caixa de passagem e solicite um orçamento.

Envie-nos um Whatsapp!

Olá!
Olá, deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário