Caixa de passagem: O que é e para que serve?

Se você está pensando em como organizar a sua instalação elétrica, a caixa de passagem será sua grande aliada nesse momento. A sua utilização é muito importante porque as instalações elétricas são compostas por diversos elementos. Como resultado, é comum que as pessoas esqueçam de deixar tudo organizado, sobretudo porque muitos detalhes acabam passando despercebidos, já que ficam escondidos dos olhos. 

No entanto, vale lembrar que é extremamente importante que tudo esteja em ordem. Dessa forma, evitando sobrecargas ou quaisquer outros problemas para o sistema elétrico. 

O que é caixa de passagem e como ela funciona?

A caixa de passagem é um componente elétrico que, como o seu próprio nome já indica, funciona justamente como passagem para os fios e cabos. Ou, também, para ligar fios em interruptores ou tomadas. 

Não à toa, é um dos principais elementos de qualquer instalação de rede elétrica, sendo usada em quase todas as residências e edifícios do país. Isso ocorre principalmente porque trata-se da melhor escolha para reunir segurança e qualidade ao mesmo tempo. 

E para que serve a caixa de passagem?

Esse equipamento garante a passagem, derivação e acesso às redes elétricas, de telefonia, televisão e dados; além de se adaptar bem ao ambiente de sua instalação. Ao mesmo tempo, protege as terminações internas dos elementos externos, como sujeira e umidade, e mantém as pessoas e animais longe de conexões elétricas ativas.

Essas caixas também organizam a distribuição de fios e cabos quando há necessidade de mudar o seu direcionamento. Por meio delas, pode-se realizar a instalação de uma fiação ou até mesmo subdividir uma instalação em partes de segundo grau, facilitando a manutenção e o reparo desses fios.

Onde usar caixas de passagem elétrica?

Por serem consideradas um equipamento que alia segurança e qualidade, as caixas de passagem geralmente são sinônimos de versatilidade, tendo a opção de escolha entre tampas altas, baixas, opacas ou transparentes. 

Elas são utilizadas em diversos projetos de instalação elétrica. O seu uso, inclusive, é uma medida que evita incêndios que podem ocorrer quando os componentes sobreaquecem e também protege as pessoas dos choques provocados pelo contato com os fios energizados. Portanto, é obrigatório em alguns casos, como por exemplo:

  • Nos pontos de emenda ou derivação de condutores;
  • Nos pontos da tubulação em que houver entrada ou saída de condutores, exceto nos pontos de transição para a linha em eletrodutos;
  • Quando é preciso segmentar a tubulação.

No entanto, cada aplicação tem especificações diferentes. Dessa forma, existem diversos modelos de caixas de passagem para cada tipo de projeto. Por isso é sempre bom ter em mente qual é a que melhor se aplica às necessidades do seu projeto antes de comprar.

Onde usar caixas de passagem elétrica?

Quais são os tipos de caixa de passagem?

Além da variação de tamanhos, existem também os modelos projetados para serem embutidos na parede nos locais com interruptores, tomadas ou ambos; ou os colocados no teto, instalados em locais de passagem de fios de iluminação ou onde estão afixados spots e lustres.  

Outros modelos comuns são a caixa espelho: instalada na parede, na área da rede de energia elétrica, servindo apenas para a passagem dos fios condutores; a caixa com tampa parafusada e caixa com porta, ficando embutidas nas paredes, nos pontos de emenda, na derivação dos fios ou na separação entre as tubulações. 

Ciente de que existem outras características buscadas pelo cliente, a Kraus-Muller desenvolveu também a caixa de passagem colorida que harmoniza melhor com o seu ambiente. Além disso, também oferecemos caixa de passagem com furação personalizada para otimizar seu tempo e projeto. 

Em relação ao material, é possível encontrar no mercado principalmente caixas de passagem fabricadas com alumínio ou PVC. Embora as duas opções sejam muito resistentes, essa segunda é a mais comum. Isso porque tem dupla isolação e é feita com um material termoplástico auto-extinguível. Assim, permite um nível de proteção maior e, caso ocorra algum incêndio, ela não irá propagar as chamas.

O que levar em consideração para instalar uma caixa de passagem?

A localização das caixas de passagem deve ser padronizada. Mas não só isso, elas devem ser instaladas de modo a facilitar os serviços de manutenção do sistema. Ou seja, precisam estar facilmente acessíveis, mas de forma que possam garantir a continuidade elétrica. Devem ter tampas, ou caso tenham interruptores ou tomadas, estar bem fechadas, com a instalação completa.

Também é importante executar as furações das caixas com ferramentas apropriadas, como serra-copo, e remover os olhais das caixas somente nos pontos de conexão entre eles e os eletrodutos.

Além disso, quando embutidas em elementos de concreto, é necessário fixá-las rigidamente. Assim, evitando deslocamentos. Lembre-se, ainda, de após sua instalação, proteger as caixas de passagem contra a entrada de poeira, cimento e etc durante o andamento da obra.

Conte com a Kraus-Muller!

Ciente da importância deste acessório para um projeto elétrico, a Kraus-Muller desenvolveu um modelo de caixa de passagem moderno e eficiente. Além disso, nosso catálogo oferece uma gama de opções para instalações que requerem resistência. Dessa forma, atendendo todas as necessidades de nossos clientes.

Confira nossos produtos, faça seu orçamento e conte com a Kraus Muller para te ajudar na sua obra.

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR