Caixa de passagem: aliada de segurança e organização de cabos

A caixa de passagem elétrica envolve conexões de fios, onde ajudam a proteger contra curtos-circuitos, que podem causar acidentes como incêndios.

Uma caixa de passagem é muito útil se colocada em locais adequados e com boa usabilidade. Veja como a caixa de passagem pode ser uma aliada na segurança e organização dos cabos.

O que é uma caixa de passagem?

A caixa de passagem é usada mais frequentemente onde um circuito elétrico se ramifica em duas ou mais direções de um local onde um dispositivo elétrico ou tomada não é de utilização prática. Sendo também uma solução muito usada quando um circuito elétrico está sendo estendido.

Além de seu material isolante, que diminui bastante o risco de acidentes relacionados às instalações elétricas. Então, usar uma caixa de passagem é uma decisão sábia e que proporciona diversas vantagens.

Requisito de segurança para diversas construções

De modo geral, o código elétrico exige que as conexões dos fios sejam fechadas, principalmente porque as conexões soltas apresentam risco de incêndio

Mesmo que os fios sejam torcidos juntos com segurança e você tome todas as medidas, ainda existirá a possibilidade de que os surtos de corrente superaqueçam os fios.

Com o tempo, isso pode degradar a fita e as capas dos fios, e o isolamento ou a estrutura podem pegar fogo. Essa degradação também pode resultar em fios expostos e, mesmo que não sejam acessíveis para que sejam tocados, ainda existe a possibilidade de ser eletrocutado ao, por exemplo, cravar um prego na parede.

A obrigação de possuir uma caixa de passagem elétrica

Eletricistas normalmente buscam estudar o número de caixas de passagem para a fiação, eles planejam o circuito de modo que possam fazer conexões para circuitos ramificados dentro de uma caixa de receptáculo, usando uma caixa grande o suficiente para acomodar os fios.

O planejamento cuidadoso geralmente elimina a necessidade de uma caixa de junção separada ao conectar uma sala do zero, mas uma ou mais podem ser necessárias ao adicionar a fiação existente. 

Uma caixa de passagem também pode se tornar necessária em outras circunstâncias, como quando um erro de cálculo resulta na necessidade de emenda devido a um cabo muito curto para chegar ao seu destino.

Instalando uma caixa de passagem

Ao atualizar a fiação de uma sala, pode ser necessário conectar um fio para adicionar um circuito de ramificação para uma luz ou tomada. Você precisará de uma caixa de passagem se não puder fazer as conexões dentro de uma caixa elétrica existente. 

Uma das maneiras de instalar a caixa é com a abertura voltada para fora da parede para que todos os fios internos fiquem acessíveis. Como qualquer caixa, o ideal é analisar o projeto para efetuar uma instalação segura.

Saiba qual é e melhor caixa de passagem para você

Com a variedade da Kraus-Muller, você pode usar o melhor equipamento para a sua necessidade e obra. Veja nossos tipos de caixa de passagem e encontre o mais adequado!

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR